Aplicativo permitirá que qualquer cidadão se sinta corresponsável pelo mandato
O deputado federal Felipe Rigoni (PSB), eleito pelo Espírito Santo, lançou na última sexta-feira (01),logo após a cerimônia de posse da 56ª legislatura, o aplicativo “Nosso Mandato”.
Visa facilitar a participação popular nos próximos quatro anos. A ferramenta permitirá à população sugerir projetos, opinar nas votações e acompanhar os gastos do gabinete.
“Seguiremos três pontos fundamentais de atuação: políticas públicas baseadas em evidências científicas, respeito ao contexto local e avaliação de resultados. O aplicativo é fundamental porque nos permite interagir com a população, tomar decisões em conjunto e entender melhor a realidade do estado”, disse o parlamentar capixaba.
Disponível para download nas lojas virtuais dos dispositivos iOS e Android, o aplicativo permitirá que qualquer cidadão se sinta corresponsável pelo mandato.
A iniciativa, segundo Rigoni, exemplifica uma de suas prioridades: a promoção da eficiência do Estado. “Precisamos estabelecer critérios de inovação dentro do Governo, investindo em ciência e tecnologia”, adiantou.
Processo seletivo antes da posse
Segundo deputado federal mais votado do Espírito Santo, com 84.405 votos, Felipe Rigoni chega à Câmara após ter sido selecionado e capacitado pelo RenovaBR, além de participar da fundação do movimento Acredito.
Formado em Engenharia de Produção pela Universidade de Ouro Preto e com mestrado em Políticas Públicas na Universidade de Oxford, na Inglaterra, Rigoni é também o primeiro deputado federal cego do país.
Para a composição da equipe, o parlamentar realizou processo seletivo que reuniu 10 mil candidatos de todo o Brasil. Com a meta de reduzir 20% da verba de gabinete, Rigoni utilizará apenas 11 dos 25 assessores que tem direito.
“Foi um processo longo, similar à seleção de trainees, com testes de lógica, perfil de trabalho, conhecimento específico, além de entrevistas com os chefes de gabinete e comigo”, detalhou o deputado federal.