política

Deputado Capitão Assumção é preso em Vitória por ordem do STF

29 fev 2024 - 08:00

Redação Em Dia ES

Share
Ele é acusado de descumprir medidas restritivas impostas pela justiça
Desde o dia 15 de dezembro de 2022, o deputado Capitão Assumção já havia sido condenado, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, a usar tornozeleira eletrônica. Foto: Tati Beling/Assembleia Legislativa do ES

Está preso no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Espírito Santo, o deputado estadual Capitão Assumção (PL). O parlamentar capixaba foi preso na noite desta quarta-feira (28), em Vitória. A prisão foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria Geral de Justiça do Estado.

Contra o deputado, pesa a acusação de descumprimento de medidas cautelares determinadas pelo ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, em dezembro de 2022. Após prestar depoimento na sede da Polícia Federal, em São Torquato, Vila Velha, Capitão Assumção foi encaminhado para exames no Departamento Médico Legal (DML), em Vitória e em seguida para o Quartel do Comando-Geral da PM, em Maruípe.

Em nota, o Presidente da Assembleia Legislava do Estado do Espírito Santo (Ales), deputado Estadual Marcelo Santos disse ter recebido com surpresa a notícia da ordem de prisão contra o deputado Capitão Assumção.

“Apesar de desconhecer os motivos e a fundamentação da ordem de prisão, cumpre-nos registrar que a sociedade capixaba perde significativamente a legitimidade democrática consagrada pelo voto popular, com a ausência do deputado Capitão Assumção de suas atividades parlamentares.

O deputado vem exercendo de forma digna e respeitosa o seu mandato, defendendo de forma lídima suas ideologias e pautas sempre com urbanidade, inteligência, respeito aos demais colegas e também aos entendimentos contrários; demonstrando ser além de um grande Deputado, um ser humano valoroso”, disse Marcelo Santos.

Deputado usa tornozeleira eletrônica
Desde o dia 15 de dezembro de 2022, o deputado Capitão Assumção já havia sido condenado, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, a usar tornozeleira eletrônica. A medida foi aplicada após uma megaoperação da Polícia Federal. Ele é acusado de participação em atos antidemocráticos, envolvimento em esquema de fake news e ataques a ministros do STF.

Carreira política
O primeiro mandato de Capitão Assumção foi como deputado federal, ainda pelo PSB, entre 2009 e 2011, quando assumiu como suplente de Neucimar Fraga, que havia sido eleito prefeito de Vila Velha. Em 2017, foi preso por iniciar a greve da PM do Espírito Santo e ficou recluso por 10 meses. Dois anos mais tarde, foi condenado a 5 anos de prisão por ser considerado pela Justiça como o grande idealizador e principal articulador do movimento grevista.

Em 2018, antes da condenação, ele foi eleito pela primeira vez para a Assembleia Legislativa, já em um partido de direita, o PSL. Filiado ao Patriota em 2020, disputou e perdeu a eleição para a Prefeitura de Vitória. Foi reeleito em 2022, pelo PL, para mais um mandato como deputado estadual. Para 2024, já se apresentou como pré-candidato para concorrer, mais uma vez, na Capital.

1
0
Atualizado: 29/02/2024 08:13

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.