política

Combate a LGBTfobia é debatido na Câmara de Linhares

26 jun 2023 - 22:45

Redação Em Dia ES

Luan Ribeiro

Share
Uma audiência pública será realizada na terça-feira (27), às 18 horas.

Com o objetivo de fortalecer a importância do respeito à pessoa LGBTQUIAPN+, a Comissão de Diversidade Sexual, que é vinculada à secretaria municipal de Assistência Social, realiza uma série de ações para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, comemorado na próxima quarta-feira, dia 28 de junho.

A abertura oficial aconteceu nesta segunda-feira, dia 26, às 18 horas, na Câmara Municipal de Linhares, com o uso da tribuna. Ísis Khr, vivida pelo maquiador Felipe Rizzo, apontou para direitos fundamentais que são negados para a comunidade, principalmente às pessoas trans e travestis, e fez crítica aos vereadores de Linhares.

Confira trecho do discurso:

“Primeiramente, obrigado excelentíssimo presidente desta casa pelo espaço cedido para a nossa comunidade e, também, agradeço aos demais parlamentares presentes nessa sessão.
Antes de iniciar minha fala, quero pedir um minuto de silêncio em memória a todas as pessoas LGBT+ morreram vítimas de violência oriundas do preconceito, por negligência de suas famílias e do Poder Público.
Também, peço uma salva de palma a todas as pessoas LGBT+ ou não que dedicaram suas vidas no passado e nos tempos atuais para lutar pelo direito de existir com dignidade, segurança e acesso à direitos para pessoas e famílias formadas por LGBT+.
Segunda-feira, dia 12 de junho, em pleno mês do Orgulho LGBT+, saiu desta casa de leis falas que ferem a comunidade LGBTQIAPN+. Fomos colocados como pessoas que destroem famílias, que não são boas influências para as crianças.
A pergunta que se faz é? Quais famílias e quais crianças? Senhores vereadores, nós também temos famílias. Afirmar que a comunidade LGBTQIAPN+ destrói a honra de famílias é dizer que as nossas próprias famílias não possuem honra e que estão destruídas.
Temos pais, mães, irmãos e irmãs, avós, avôs, tios e tias, pessoas que amamos e que assim como nós também merecem respeito.
Estamos finalizando o mês do Orgulho e minha fala aqui não é apenas para apontar parte da opressão que sofremos nesta cidade. Mas também, estamos aqui para celebrar uma população linda, plural, resiliente, viva e potente, que em meio a tantos obstáculos consegue ainda produzir diferença e vida!
Enfrentar o preconceito, principalmente para aqueles que não são LGBTQIAPN+, exige coragem. Coragem para obter conhecimento, coragem para se abrir a outras verdades.
Cuidem da vida de vocês e sejam felizes. Nós queremos ser felizes também!”

Apesar de a transfobia ser crime no Brasil desde 2019, o país é ainda o que mais mata pessoas trans e travestis em todo o mundo pelo 13° ano consecutivo. Dados do relatório de 2021 da Transgender Europe (TGEU), que monitora dados globalmente levantados por instituições trans e LGBTQIA+.

 

A importância do Legislativo no Combate a LGBTfobia.

Na terça-feira, dia 27, às 18 horas haverá uma audiência pública também na Câmara Municipal com o tema: A importância do Legislativo no Combate a LGBTfobia.

A abertura da audiência será conduzida por Olga Lipaus, presidente da Comissão de Diversidade de Linhares. Quem também falará na audiência será a deputada estadual Camila Valadão e a conselheira da COMCULT (Conselho de Cultura de Linhares), cantora e artista militante, Bella Nogueira.

Já na manhã da quarta-feira, dia 28, ás 8h30min, haverá uma ação de conscientização com panfletagem na Praça Nestor Gomes, no centro de Linhares. ÀS 18 horas acontece o Cine Cras LGBTQUIAPN+, no CRAS do bairro Interlagos, com exibição de filmes que abordam o tema.

No dia 29 de junho, às 18 horas, haverá uma roda de conversa no Centro de Referência da Juventude no bairro Araçá com o tema: combate a LGBTfobia nos espaços institucionais.

Diversiates

Fechando a semana de comemoração e conscientização, no dia 8 de julho (sábado), vai acontecer na Praça 22 de Agosto, localizada na Rua da Conceição, a segunda edição da Tarde Cultural “Diversiartes”.

Trata-se de um evento voltada para a população LGBTQIAPN+ e focada em suas expressões artísticas. O evento começa às 16h30min e as inscrições podem ser feitas aqui.

 

Confira a programação oficial:

Segunda-feira 26/6

18h Fala na Tribuna da Câmara para abertura da semana do orgulho

Terça-feira 27/6

18h Audiência pública Câmara

Quarta-feira 28/6

8h30 Panfletagem na Praça Nestor Gomes (praça dos Correios)
18h Cine CRAS Interlagos com exibição de filmes temáticos

Quinta-feira 29/6

18h Roda de conversa no Centro de Referência da Juventude – Araçá

Sábado 8/7

16h30 Tarde cultural Diversiartes na Praça 22 de Agosto

3
0
Atualizado: 27/06/2023 09:31

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.