política

Casagrande participa da abertura da 78ª Assembleia Geral da ONU

19 set 2023 - 10:26

Redação Em Dia ES

Share
Governador afirma que "neste momento, o Brasil reafirma seu compromisso com a paz, o desenvolvimento sustentável, a cooperação global e a democracia". Presidente Lula abre a assembleia
O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, fala na sessão de abertura da segunda Cúpula dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), antes da 78ª Assembleia Geral da ONU. Foto: Timothy A. Clary - 18.set.23/AFP

O Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), participa da abertura da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). O evento começou nesta terça-feira (19) em Nova York.

Por meio de sua conta oficial no Twitter, o mandatário capixaba afirmou que “Neste momento, o Brasil reafirma seu compromisso com a paz, o desenvolvimento sustentável, a cooperação global e a democracia.”

Lula discursa na abertura
Tradicionalmente, cabe ao governo brasileiro fazer o primeiro discurso da Assembleia Geral da ONU, seguido pelo presidente dos Estados Unidos. Essa tradição vem desde os princípios da organização, no fim dos anos 1940.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou pela oitava vez na abertura da assembleia da ONU. A comitiva do Brasil é formada por 12 ministros. Sete deles participarão de eventos ligados diretamente à assembleia. Os demais não fazem parte da delegação, mas estão na cidade cumprindo agendas oficiais.

Amanhã (20), o presidente vai se reunir com o líder da Ucrânia, Volodimir Zelensky. O encontro foi confirmado pelo Palácio do Planalto e deverá ocorrer na parte da tarde, mas o horário exato ainda não foi informado.

A reunião bilateral será a primeira entre os dois líderes desde que Lula assumiu o mandato. O Brasil é um dos países, como a Índia e a China, que vem proclamando publicamente uma postura de neutralidade na guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Por isso, havia uma expectativa do encontro entre Lula e Zelensky desde maio deste ano, quando ambos participaram da Cúpula do G7, no Japão, o que acabou não ocorrendo.

No mesmo dia do encontro com Zelensky, Lula será recebido pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em evento que já estava previsto há algumas semanas. Os mandatários vão lançar uma iniciativa global para a promoção do trabalho decente.

Assembleia da ONU
A 78ª Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) vai debater os desafios globais e buscar soluções para os problemas que afetam populações em todo o mundo. Chefes de Estado e representantes dos 193 Estados-membros da ONU estarão presentes na assembleia.

A guerra na Ucrânia, a luta contra as mudanças climáticas e o apoio ao Sul Global vão marcar presença em uma reunião em que estarão ausentes quatro dos cinco líderes dos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU. Pela primeira vez desde a invasão russa na Ucrânia, o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, vai discursar pessoalmente na Assembleia-Geral.

O evento, que reúne líderes de todo o mundo, é um fórum importante para discussões sobre questões globais, incluindo mudanças climáticas, desenvolvimento econômico e social, direitos humanos e paz mundial.

1
0
Atualizado: 19/09/2023 13:59

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.