O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi anunciado nesta quinta-feira (8) como o novo papa da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV. A escolha ocorreu após a terceira votação do dia, durante o conclave iniciado na quarta-feira (7), e foi oficializada com a tradicional fumaça branca, que levou uma multidão estimada em 100 mil pessoas à euforia na Praça de São Pedro, no Vaticano.
LEIA TAMBÉM:
Papa Leão XIV faz primeiro discurso a fiéis na Praça de São PedroQuem é Robert Francis Prevost, eleito papa Leão XIV
Robert Francis Prevost é eleito papa e escolhe o nome Leão XIV
Fumaça branca no Vaticano: cardeais elegem novo papa, sucessor de Francisco
A nomeação do novo papa gerou manifestações de autoridades brasileiras. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, utilizou as redes sociais para manifestar apoio e esperança diante do novo pontificado.
“Com fé e esperança, celebramos a escolha do novo Papa, Leão XIV, Robert Francis Prevost. Que o Espírito Santo o conduza com sabedoria, equilíbrio e coragem para unir os povos e fortalecer os valores do amor, da justiça e da paz”, escreveu.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também parabenizou a escolha, por meio de uma publicação compartilhada nas redes sociais do Governo Federal.
“Habemus um novo Papa! Que ele seja guia de justiça social e promotor da paz, da redução da pobreza, do combate à fome e de um mundo mais humano. Por aqui seguimos trabalhando todos os dias para que esses objetivos também se realizem no Brasil. Habemus esperança, Habemus compromisso!”, declarou a publicação.
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, também celebrou a eleição de Leão XIV.
“O anúncio que o mundo esperava finalmente aconteceu: habemus papam! Neste momento histórico, nós, brasileiros, temos o orgulho de nos unir a todos os que comungam da alegria pela eleição do Papa Leão XIV, confiando que, sob a sua liderança, a Igreja Católica Apostólica Romana haverá de perseverar em sua missão evangelizadora, inspirando paz, união e esperança a toda a humanidade”, escreveu.
Próximos passos
Com o início do novo pontificado, Leão XIV passa a conduzir a Igreja Católica como o 267º papa, assumindo a liderança de mais de 1,3 bilhão de fiéis em todo o mundo. Ele deverá nos próximos dias anunciar os primeiros compromissos e diretrizes de seu papado. A comunidade católica internacional aguarda suas decisões quanto à continuidade das reformas iniciadas por Francisco e ao enfrentamento de desafios sociais, religiosos e diplomáticos que envolvem a Santa Sé.