política

Casagrande avalia sucessão política e pesquisa reforça seu favoritismo ao Senado

20 dez 2024 - 16:35

Redação Em Dia ES

por Julieverson Figueredo

Share
Governador do ES destaca lideranças para continuidade no Estado enquanto pesquisa aponta 41,6% das intenções de voto para sua candidatura ao Senado
Governador destaca nomes para continuidade de trabalho no Estado e lidera pesquisa para o Senado em 2026. Foto: Mateus Schaffel

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), afirmou durante uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (20) que o Estado possui lideranças preparadas para dar continuidade ao trabalho desenvolvido por sua gestão. Casagrande, cujo mandato vai até 31 de dezembro de 2026, ressaltou que ainda não definiu se deixará o cargo para concorrer ao Senado ou se permanecerá até o fim do mandato. Pesquisa recente aponta o governador como favorito para uma das duas vagas ao Senado, com 41,6% das intenções de voto.

Ao ser questionado pelo Em Dia ES, Casagrande destacou o cenário de credibilidade estabelecido pelo Espírito Santo nos últimos anos. Segundo o governador, essa credibilidade, reconhecida em âmbitos estadual e nacional, pode ser mantida por diversas lideranças do atual grupo político.

“Temos diversas pessoas que podem dar sequência a esse trabalho. Se eu saio para ser candidato a senador, por exemplo, o Ricardo Ferraço vira governador. Ele é um nome preparado. […] Caso, por alguma razão, ele não queira, temos outras lideranças importantes, como Sérgio Vidigal, Arnaldinho Borgo, Euclério Sampaio, Gilson Daniel. São lideranças que têm condições de seguir em frente com o trabalho que estamos fazendo e melhorar ainda mais”, disse Casagrande.

Favoritismo ao Senado
De acordo com pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 5 e 8 de dezembro e divulgada em 10 de dezembro, Casagrande lidera com 41,6% das intenções de voto para o Senado em 2026. A disputa pela segunda vaga está acirrada, com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), aparecendo com 20,9%; seguido pelo ex-governador Paulo Hartung (sem partido), com 17,4%; o senador Fabiano Contarato (PT), com 15,7%; e o deputado estadual Sérgio Meneguelli (Republicanos), com 15,5%.

O atual senador Marcos do Val (Podemos) registrou menos de 10% das intenções de voto. Na pesquisa, 6,2% dos entrevistados disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum, enquanto 5,8% não souberam ou não quiseram opinar.

Disputa pelo governo em 2026
O instituto também simulou cenários para a eleição ao governo do Espírito Santo. No principal cenário, Lorenzo Pazolini aparece na liderança, com 22,4% das intenções de voto. Paulo Hartung surge com 17,0%, seguido pelo vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), com 13,8%, e pelo prefeito de Serra, Sérgio Vidigal (PDT), com 12,0%. Outros candidatos registraram menos de 10% das intenções de voto.

1
0
Atualizado: 20/12/2024 18:28

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.