política

Casagrande anuncia Francisco Berdeal como próximo Procurador-Geral de Justiça do ES

29 mar 2024 - 07:30

Redação Em Dia ES

Share
Francisco Martínez Berdeal é promotor de Justiça desde 2003. Formado pela UFF e especialista em Direito Processual Civil pela FDV, tem ainda MBA em Gestão Estratégica de Pessoas
Casagrande anuncia Francisco Berdeal como próximo Procurador-Geral de Justiça do ES. Foto: Divulgação/Governo do ES

Nesta quinta-feira (28), o Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, utilizou sua conta no X (antigo Twitter) para anunciar o nome do promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal como o próximo Procurador-Geral de Justiça do Estado, para o biênio 2024/2026.

Berdeal, que contou com o apoio da atual chefe do MPES, Luciana Andrade, fez parte da lista tríplice e obteve a segunda maior votação, sendo votado por 132 membros do Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

Com ele, fizeram parte da lista os Promotores de Justiça Pedro Ivo de Souza, com 146 votos, e Maria Clara Mendonça com 97.

Também disputaram a eleição para a formação da lista tríplice o Procurador de Justiça Marcello Souza Queiroz (82 votos); o Promotor de Justiça Danilo Raposo Lírio (64 votos); e o Procurador de Justiça Josemar Moreira (26 votos).

A eleição foi realizada por meio do sistema informatizado de voto à distância do MPES. Cada membro poderia votar em até três candidatos. Do total de 268 membros do MPES em atividade e aptos a votar, todos registraram o voto no sistema.

Em sua mensagem, o Governador ressaltou o compromisso de fortalecer as instituições no estado, destacando a importância do trabalho conjunto para alcançar esse objetivo.

Sobre Berdeal
Francisco Martínez Berdeal tem 50 anos. É promotor de Justiça desde 2003. Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialista em Direito Processual Civil pela FDV, tem ainda MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV/MMurad.

É o atual secretário-geral do Gabinete da PGJ e o 4º Promotor de Justiça Cível de Vitória. Tem 17 anos de atuação nas Promotorias de 14 municípios do interior e Grande Vitória e 12 anos de experiência na gestão do MPES. Foi ainda coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral/CAEL, do Núcleo de Autocomposição de Conflitos do MPES e do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público.

Cinco principais propostas:
1. Concurso público: para servidores (em andamento) e para promotores de Justiça.

2. Integração regional: núcleos de integração regional (NIRE) nas 10 microrregiões do Estado – promover uma sinergia regional para enfrentar desafios comuns.

3. Apoio técnico aos promotores: Grupo de Apoio Técnico (GAT), inclusive em nível regional, para apoio técnico (inteligência artificial, engenharia, psicologia, assistência social, pedagogia, contabilidade) aos membros em sua atividade.

4. Cuidado com as pessoas: programa de gestão de pessoas “Minha Jornada”, para dar suporte ao longo de todas as etapas da vida do profissional do MPES, e criação do Centro de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho.

5. Reforçar a atuação finalística do MPES e o diálogo com a sociedade nas áreas da segurança pública, educação, saúde, infância e juventude, consumidor, meio ambiente e defesa dos direitos fundamentais.

0
0

Atualizado 08 abr 2024 - 18:31

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.