política

Barroso sobre programa para detentos: “Não é para oferecer mordomias”

13 fev 2025 - 09:26

Redação Em Dia ES

Com CNN Brasil

Share
Programa Pena Justa tem objetivo de empregar e oferecer oportunidades de educação para pessoas no sistema prisional
O projeto também oferecerá educação e estratégias para evitar reincidência no sistema prisional. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) foi palco, nesta quarta-feira (12), do lançamento do programa Pena Justa, ação que visa empregar presos e egressos do sistema carcerário em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que a medida “não é para oferecer mordomias, apenas para dar condições melhores”.

Além de trabalho, o projeto também oferecerá educação e estratégias para evitar reincidência no sistema prisional.

Barroso disse se tratar do enfrentamento de “uma das mais complexas e delicadas questões da vida brasileira, que tem a terceira maior população carcerária do mundo”.

O presidente da Corte destacou a superlotação e a violência das prisões como principais desafios a serem superados. “Estamos lidando com um plano ambicioso em uma área difícil”, afirmou.

Evitar a reincidência
Barroso ainda reforçou que as pessoas no sistema prisional “não foram condenadas a comer comida estragada, sofrer violências físicas e sexuais, a conviver com todo tipo de doença contagiosa”.

“Se não zelarmos para que voltem melhor do que entraram, vão voltar mais danosas. Não adianta lidar com raiva ou falta de empatia”, disse o presidente da Corte.

Imediatismo
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que quando a pena está cumprida, as pessoas “merecem ser recebidas em plenitude ao convívio”.

Para ele, o Pena Justa “transcende respostas imediatistas”.

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski ecoou o discurso de Barroso e falou que o programa não é para alimentar os detentos “com regalias”.

0
0
Atualizado: 13/02/2025 10:29

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.