O secretário de Estado da Justiça no Espírito Santo, André Garcia deixou o cargo nesta quarta-feira (31). Convidado a assumir a Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça, ele se despede da gestão à frente da Sejus. O próprio governador, Renato Casagrande (PSB), anunciou a saída de Garcia pelas redes sociais.
O substituto à frente da Sejus será Rafael Pacheco, graduado em Direito pela Universidade de Vila Velha e especialista em Direito Penal Econômico Europeu pela Universidade de Coimbra, Portugal. Ele foi policial rodoviário federal de 1994 a 2004 e, desde 2005, é agente de Polícia Federal, onde exerceu, entre outras funções, a de Oficial de Ligação da Polícia Federal na Guiana, de 2018 a 2020. Pacheco já atuou em todos os estados do País e em mais de 40 países no desenvolvimento de investigações criminais.
Nesta quarta-feira (31) acontece a posse do novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele assume o lugar de Flávio Dino, que vai para o STF.