A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) começa a executar o plano de melhoria da gestão com o objetivo, segundo o presidente Marcelo Santos, de construir um ambiente sustentável e promover resultados práticos para a população capixaba. A transparência dos atos e a participação cidadã, são alguns dos pilares dessa nova gestão.
Uma das principais metas desse planejamento estratégico é capacitar os servidores da Assembleia Legislativa, oferecendo ferramentas necessárias para atender às demandas dos capixabas de forma eficiente e sustentável.
“A tecnologia tem nos mostrado que podemos encurtar distâncias, potencializar nossa produção e aumentar a capacidade de dar transparência aos atos públicos, como já vemos os resultados na Assembleia após a implementação do Ales Digital, que acabou com o processo em papel na Casa e já economizamos mais de R$ 12 milhões”, comentou o presidente da Ales.
Na visão do deputado Marcelo Santos, a transparência também é um pilar importante desse planejamento. Ele defende a prestação de contas e o acesso às informações como fundamentais para a democracia.
Portanto, segundo o presidente da Ales, estão sendo implementadas medidas para ampliar ainda mais a transparência do Legislativo.
Para alcançar o desenvolvimento sustentável, estão sendo fechadas parcerias com especialistas e organizações ambientais que irão elaborar estratégias que promovam práticas sustentáveis dentro da Assembleia Legislativa, reduzindo o impacto ambiental e preservando os recursos naturais do Espírito Santo.
Relação com municípios
O presidente da Ales também afirmou que busca fortalecer o trabalho dos prefeitos e vereadores, através de encontros, reuniões e fóruns de discussão com os gestores municipais. A ideia é compartilhar experiências, trocar conhecimentos e enfrentar os desafios locais através da parceria firmada entre Associação dos Municípios do Estado (Amunes) e a Diretoria da Casa dos Municípios e também o Colégio Permanente dos Legislativos do Espírito Santo.
Pesquisa de opinião
A Ales realizou pesquisa em seu site oficial para avaliar os serviços prestados à população. Os resultados demonstraram que mais de 77% dos participantes responderam que estão muito satisfeitos com o atendimento oferecido pela Casa e mais de 52% consideram como excelente a imagem que a Ales transmite ao cidadão capixaba. O presidente Marcelo Santos considerou os resultados encorajadores.
“Agradecemos a todos que participaram e expressaram sua opinião sobre nosso trabalho. É gratificante ver que mais de 77% dos respondentes estão muito satisfeitos com o atendimento oferecido pela Casa e que mais de 52% consideram a imagem da Ales como excelente. Esses números refletem o compromisso que temos em prestar um serviço de qualidade para a população capixaba, de forma transparente e eficiente. Continuaremos empenhados em aprimorar ainda mais nossos serviços e fortalecer nossa relação com os cidadãos”, completou.