Na tarde desta terça-feira (11), o Batalhão de Missões Especiais (BME), Unidade Especializada da PMES, divulgou seus resultados operacionais atingidos em 2013. Foram 912 ocorrências registradas durante todo o ano. Ao todo, 74 estão relacionadas à resposta ao Disque Denúncia, 13 referentes ao cumprimento de mandados judiciais de busca e apreensão e nove em operações de inteligência.
Ao longo do ano, foram apreendidos mais de 700 kg de drogas ilícitas, sendo 650 kg de maconha, 50 kg de pasta base de cocaína, 41 kg de crack, dois kg de cocaína e quase 800 papelotes da mesma substância.
Foram retirados das ruas oito pistolas, cinco revolveres, uma garrucha e uma espingarda. Mais de 600 munições foram apreendidas. Também foram recuperados 24 veículos roubados ou utilizados em ações criminosas. Também no ano passado, foram apreendidos mais de R$ 100.000,00 em espécie, provenientes do crime. Foram detidos 76 suspeitos de cometerem os crimes, sendo 63 homens e 13 mulheres. Os dados são referentes apenas às operações de inteligência. De modo geral, os números são ainda mais positivos, pois foram 172 armas apreendidas, 1194 pessoas conduzidas aos Departamentos de Polícia Judiciária e mais de R$ 250.000,00 retirados das mãos de criminosos.
“Destaco a importância da participação popular, sem a qual não conseguiríamos atingir os resultados alcançados. A segurança pública é uma atividade extremamente complexa e só será cumprida com eficiência se envolvermos todos os setores da sociedade”, afirmou o Comandante do BME, tenente-coronel Ramalho, referindo-se à importância do Disque Denúncia (181).
Os dados estatísticos servirão de base para novos estudos estratégicos que irão subsidiar o empenho do Batalhão de Missões Especiais durante o ano de 2014.
Redação Linhares Em Dia – com informações da PMES
Foto: PMES