Em comparação ao ano anterior, o número é maior e preocupa as autoridades e principalmente o cidadão capixaba
Noventa e seis detentos do sistema prisional do Espírito Santo são considerados foragidos da Justiça após serem liberados das prisões para passar as festas de fim de ano com suas famílias.
Na chamada “saidinha de natal”, quase 2 mil e 600 presos capixabas deixaram as unidades e 96 deles não voltaram para cumprir o restante da pena.
As liberações começaram no dia 2 de dezembro de 2021. O prazo do benefício compreenderia um período de sete dias, ou seja: dentro deste período eles deveriam já ter retornado às suas unidades.
Segundo a Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS), o número de evasões é menor que mesmo período de 2020, quando mais de 4% dos presos liberados não retornaram.
O benefício, concedido pelo Poder Judiciário, está previsto na Lei de Execução Penal e funciona como uma preparação e adaptação do custodiado ao retorno do convívio em sociedade. Os presos que não retornam no período determinado são considerados foragidos da Justiça. Denúncias podem ser feitas no Disque-Denúncias 181.