A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu às 23h59 desta quarta-feira (25) a Operação Natal 2024, que foi realizada durante seis dias nas rodovias federais do Espírito Santo. O período foi marcado pela redução no número de mortes em acidentes de trânsito, com três óbitos registrados, representando uma queda de 57% em comparação ao mesmo período de 2023, que contabilizou sete mortes. Ao todo, foram registrados 46 acidentes, dos quais 13 foram classificados como graves, resultando em 60 pessoas feridas.
Em 2023, a operação teve duração de quatro dias e registrou 44 acidentes, nove deles graves, além de 63 feridos e sete óbitos. Segundo a PRF, a redução no número de mortes e feridos em 2024 reflete o impacto das estratégias adotadas durante a fiscalização.
Fatores humanos lideram causas de acidentes
Os acidentes com vítimas fatais estiveram relacionados a comportamentos inadequados, como excesso de velocidade, falta de atenção à condução e ultrapassagens proibidas ou mal executadas. Para combater essas práticas, a PRF focou a fiscalização em condutores que ultrapassaram os limites de velocidade. Durante a operação, 733 motoristas foram autuados por esse motivo. Radares portáteis foram usados em áreas de risco e trechos onde abusos de velocidade são mais frequentes.
“A ostensividade da fiscalização busca incentivar outros condutores a repensarem seus comportamentos no trânsito, adotando uma condução mais segura”, informou a PRF em comunicado.
Abordagens e autuações
No total, 1.596 veículos foram abordados e fiscalizados pela PRF, sendo 16 deles removidos para o pátio. Além disso, foram realizados 1.453 testes de alcoolemia, que resultaram na detenção de um condutor por embriaguez ao volante. A operação também contou com ações conjuntas envolvendo órgãos de fiscalização de trânsito do estado, como a Polícia Militar, guardas municipais de trânsito e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).