Policiais civis que participaram do curso de formação sobre o uso de pistola elétrica poderão utilizar o equipamento durante o desempenho de suas atividades a partir desta quinta-feira (13).
Ao todo, foram disponibilizadas pelo Governo do Estado 500 unidades de pistolas elétricas. O armamento está na Delegacia de Armas, Munições e Explosivos (Dame) e será usado exclusivamente por policiais habilitados.
O titular da Dame, delegado Fabrício Dutra, explicou que essas pistolas são capazes de paralisar e derrubar um suspeito até que o policial consiga imobilizá-lo, pois emitem impulsos elétricos na forma de ondas que agem diretamente sobre o sistema nervoso.
“A utilização da pistola elétrica proporcionará ao usuário uma opção de uso diferenciado da força nas diversas circunstâncias do cotidiano policial”, afirmou Dutra.
Curso
O curso de capacitação de pistola elétrica contou com a participação de 220 policiais civis e foi concluído no mês de dezembro na Academia de Polícia (Acadepol).
Segundo informações do coordenador da disciplina de Armamento e Tiro e Técnicas Operacionais da Acadepol, investigador Dilson Nunes Vieira, os alunos que compareceram aos treinamentos estão capacitados a utilizar o dispositivo elétrico incapacitante Spark DSK 700 em suas Unidades Policiais.
“Os concludentes já estão de posse do certificado e poderão requisitar o equipamento junto à Delegacia de Armas, Munições e Explosivos após ciência de seu superior imediato”, contou o instrutor do curso.
De acordo com o diretor da Acadepol, delegado Heli Schimittel, para o ano de 2014 está prevista a abertura de mais 250 vagas para a capacitação dos policiais no manuseio e aplicação da pistola elétrica.
Redação Linhares Em Dia
Foto: PCES