A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo, por meio da Superintendência de Polícia Norte e da Delegacia Regional de Linhares, realizou uma operação na madrugada desta sexta-feira (22), na região entre Pontal do Ipiranga e Urussuquara, que resultou na prisão de cinco suspeitos, incluindo um adolescente. A ação contou com policiais civis de Sooretama, Linhares e Rio Bananal, com o objetivo de cumprir mandados de prisão e busca e apreensão.
De acordo com as autoridades, a operação teve início antes do amanhecer, com viaturas saindo da Delegacia Regional de Linhares e dirigindo-se ao alvo. Ao chegarem no local, os agentes cercaram a área. Um dos suspeitos foi localizado dormindo em um carro abandonado, que, segundo a investigação, servia de vigia para alertar sobre aproximações. Ele foi imobilizado antes de avisar os ocupantes da residência.
Dentro da casa, foram encontrados mais quatro suspeitos. Entre eles estava Marcos da Conceição Pinheiro, conhecido como “Canavieiras”, de 26 anos, que possuía três mandados de prisão em aberto por homicídio, tráfico de drogas e roubo. Marcos era procurado pela polícia há meses e já teve sua imagem divulgada à imprensa. Ele confessou autoria em dois homicídios: o de Ivanilson Batista da Silva, 24 anos, morto a tiros em 5 de agosto de 2024, em Gravatá, e o de Sebastião da Rocha Pinheiro, 58 anos, assassinado a golpes de facão em 29 de março de 2024, em Brejo Grande. Embora tenha negado envolvimento no homicídio de Edimara dos Santos Assis de Oliveira, 36 anos, assassinada a tiros em 12 de outubro de 2024 no bairro Aviso, a polícia afirma ter provas que o vinculam ao caso.
Outro detido na operação foi um adolescente de 16 anos, que confessou participação no homicídio de Edimara. O jovem teria utilizado as redes sociais para provocar atritos com outros adolescentes da região, o que, segundo as investigações, desencadeou outros conflitos e mortes no bairro Aviso.
Além deles, Jean Ferreira Virgem, de 23 anos, foi preso por força de um mandado de prisão em aberto por homicídio, expedido pela comarca de Pedro Canário. Também estavam na residência Tiago Andrade de Souza, 29 anos, e Jhonata de Jesus Bandeira, 19 anos, que foram presos em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e associação criminosa.
Os quatro adultos foram interrogados e encaminhados ao Presídio Regional de Linhares, onde permanecerão à disposição da Justiça. O adolescente aguarda decisão judicial para transferência ao Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES) Norte.