polícia

Polícia Militar Ambiental apreende pássaros silvestres em três municípios do ES

05 abr 2014 - 07:00

Redação Em Dia ES

Share

sem Titulo

Os policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreenderam 41 pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro de forma irregular no Norte e Sul do Estado.

Equipes da 3ª Companhia Ambiental com sede em São Mateus, em uma operação desenvolvida pelo Comando de Polícia Ostensiva da Região Norte (CPO-N), apreenderam dezoito coleiros em duas residências, sendo que em Pinheiros um homem de 62 anos foi detido durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão e com ele foram encontrados quatro coleiros. Já em outra residência no município de São Mateus, onde reside um homem de 42 anos, os policiais encontraram quatorze coleiros, resultando em um termo circunstanciado para apresentação de defesa prévia junto ao Judiciário do município.

Todos os pássaros apreendidos foram encaminhados para Reserva Biológica da Flona do Rio Preto, situada em Conceição da Barra para tratamento e posterior reintrodução à natureza.

Sul do Estado:

Em uma residência na área urbana de Bom Jesus do Norte, após denúncias recebidas via telefone, policiais da 4ª Companhia Ambiental apreenderam vinte e quatro pássaros silvestres todos sem o devido registro, sendo dois boiadeiros, um bigodinho, cinco tizius, uma cigarrinha, cinco coleiros, três canários-da-terra, três sanhaços, um Garibaldi, um sabiá e dois catataus, este último constante na lista dos pássaros  ameaçados de extinção.

Os policiais informaram que os pássaros estavam mal alimentados e com as gaiolas em péssimas condições de higiene, com restos de alimentos e vasilhas inadequadas. A ocorrência foi protocolada na Delegacia de Polícia Civil onde o responsável já com data e hora marcada, deverá comparecer para prestar esclarecimentos.

Os pássaros foram levados ao final da ocorrência para a sede da Polícia Ambiental em Guaçuí onde receberam alimentação adequada e posteriormente serão encaminhados para o Ibama em Cachoeiro de Itapemirim.

Segundo orientação da sargento Analzira que participou da ocorrência, as aves soltas na natureza cumprem um papel ecológico muito importante, controlando a população de insetos em sua fase adulta ou larval. Atuam na polinização das flores garantindo a variabilidade genética de espécies vegetais, sendo que o desaparecimento de espécies de aves pode gerar um grande desequilíbrio ecológico, além da importante função de dispersão de sementes resultando em muitas espécies de plantas.

Redação Linhares Em Dia

Foto: BPMA/ES

0
0
Atualizado: 05/04/2014 07:00

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.