Nos municípios de Ponto Belo, Mucurici e Conceição da Barra as fiscalizações foram intensificadas nesse domingo (16), para combater crimes ambientais. Já em Alegre foi apreendida uma espingarda.
Durante a operação, entre BPMA e Ibama, cinco pescadores foram flagrados e encaminhados para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Linhares, por estarem praticando a pesca em zona de confluência, infringindo o Artigo 34 da Lei 9.605/98, e um deles estava com dois quilos de robalo, espécie que está no período de defeso até o dia 30 de junho.
Durante as detenções, o Ibama lavrou multa de R$ 5.000,00 para cada um dos infratores, além de terem todos os seus apetrechos de pesca apreendidos, sendo duas tarrafas, 500 metros de redes de espera, três espinhéis, quatro varas com molinetes e um motor de popa.
Um dos pescadores também foi flagrado com uma tartaruga marinha ainda viva, conhecida popularmente por tartaruga-verde ou aruanã (Chelonia mydas), que está na lista de risco de extinção. A tartaruga, de quase 10 quilos, foi levada ao Projeto Tamar para se recuperar e posteriormente será devolvida ao seu habitat natural.
Dando continuidade as fiscalizações, o BPMA através da 3ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, com sede em São Mateus, intensificou as ações nesse final de semana em três municípios, a fim de prevenir os crimes ambientais.
Trabalhando com denúncias e mapeando os locais com base no cartão programa de policiamento ambiental, priorizados por suas características ambientais, por estarem propensos a ocorrências de crimes, uma equipe de fiscalização realizou abordagens a veículos e pessoas nas regiões de Itamira, Distrito de Ponto Belo, Itabaiana e Balneário de Mucurici, em Mucurici, Picadão da Bahia e Reserva Córrego Grande, ambos no município de Conceição da Barra, áreas onde a caça predatória e animais silvestres em cativeiro são altos. As ações foram nesse domingo (16).
Segundo a sargento Jussara, “a Polícia Militar Ambiental tem intensificado a fiscalização e realizado um trabalho educativo junto a população, que tem confiado e colaborado com importantes informações”.
Já em Alegre, após registros de denúncias anônimas sobre a caça ilegal, agentes do BPMA estiveram na tarde desse domingo (16), na localidade de Barra de Santa Angélica, onde apreenderam uma espingarda.
Um homem de 49 anos foi abordado e negou ser caçador, porém afirmou já “ter caçado anos atrás quando não existia proibição”, e entregou uma espingarda sem registro aos policiais, que o conduziram até a Unidade de Polícia Judiciária (UPJ) de Alegre para as providências cabíveis.
Fonte: PM-ES