Na manhã desta terça-feira (11), a Polícia Federal (PF) de Cachoeiro de Itapemirim desencadeou a Operação “BACK PHONE”, com o intuito de reprimir desvios de encomendas na Agência dos Correios localizada em Iconha, Espírito Santo.
As investigações tiveram início a partir de informações fornecidas pelo setor de segurança dos Correios. Durante o curso das apurações, as autoridades conseguiram recuperar um aparelho celular que havia sido subtraído.
Oito agentes da Polícia Federal estão executando dois mandados de busca e apreensão, os quais foram expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal de Vitória, abrangendo os municípios de Marataízes e Vitória. O objetivo é identificar funcionários dos Correios que possivelmente estiveram envolvidos nos desvios e comercialização do aparelho celular furtado, além de outros objetos postais desviados.
Os suspeitos poderão ser responsabilizados pelo crime de peculato, que é caracterizado como uma infração contra a administração pública, sujeita a penas que podem chegar a 12 anos de prisão.
No âmbito das investigações, na última sexta-feira (7), a PF realizou busca e apreensão em Vitória, na residência de um funcionário terceirizado dos Correios. Este indivíduo é suspeito de desviar seis iPhones adquiridos por pessoas através da internet.
O mandado de busca foi emitido pela 1ª Vara Criminal Federal de Vitória, em razão do crime de peculato, que envolve o desvio de bens por parte de funcionários públicos. Como resultado das diligências realizadas pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio (DELEPAT), o funcionário e outros suspeitos foram identificados, tendo sido recuperados três iPhones até o momento.