A Polícia Militar divulgou o balanço final da operação integrada entre as Polícias Militar e Civil realizada na última semana. A ação teve inicio na última quinta-feira (30) e foi planejada e executada pelo Comandante do Policiamento Ostensivo da Região Norte (CPON) da PMES, coronel Ricardo Barcellos e pelo Delegado de Polícia Civil, Marco Lorenço.
Durante a operação foram cumpridos 103 mandados judiciais, sendo apreendidas 81 pessoas, dentre elas 12 homicidas e apreendidos nove adolescentes. Entre os materiais apreendidos estão mais de 10 Kg de maconha e 81 buchas da mesma droga, 2,545 quilos de crack, 946 pedras da mesma droga prontas para a venda e 75 papelotes de cocaína.
Foram apreendidas 23 armas de fogo, dentre elas duas pistolas 380, um rifle e uma escopeta calibre 12 e ainda 230 munições de vários calibres.
Também foram apreendidos aproximadamente R$ 35.000,00 em espécie, 5.194 unidades de DVD piratas, dois coletes balísticos, uma luneta para arma de fogo, uma farda da Polícia Militar da Bahia que estava em poder de um dos homicidas, uma câmera de videomonitoramento que era utilizada para visualizar a aproximação das polícias, nove aparelhos celulares, cinco balanças de precisão, uma espingarda de pressão, dentre outros objetos.
Foram ainda apreendidos 14 pássaros silvestres e um tatu abatido.
No trânsito foram abordados mais de 5.700 veículos, sendo confeccionados 464 Autos de Infração e apreendidos 128 veículos.
Também foram fiscalizados estabelecimentos comerciais nos municípios de Aracruz, Barra de São Francisco, Colatina, João Neiva, Linhares, São Gabriel da Palha e Vila Valério.
O coronel Ricardo e delegado Lorenço continuarão realizando outras operações de grande porte demonstrando a presença das polícias nas ruas, sempre com o objetivo de fortalecer a sensação de segurança para a comunidade em que eles atuam.
Foram empregados mais de mil homens entre policiais civis e militares, contando com o apoio da Polícia Rodoviário Federal, Batalhão de Missões Especiais (BME), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), cães e o helicóptero Harpia 02 da PM.
A operação foi realizada nos 38 municípios do Norte do Estado, tendo como objetivo principal cumprir mandados judiciais, apreender drogas e armas, além de prender traficantes e homicidas. A ação visa diminuir o número de homicídios e desarticular o tráfico de drogas em toda a região Norte e Noroeste do Estado.
Redação Linhares Em Dia
Foto: PMES