Nesta quinta-feira (06), a Polícia Civil, por meio da sua Comissão Permanente de Promoção, divulgou no Diário Oficial (DIO) a lista com os nomes dos 186 policiais considerados aptos para a promoção. O processo faz parte do segundo ciclo promocional transitório.
Ao todo, 110 agentes de polícia, um delegado, um escrivão, um investigador de polícia, um médico legista, um perito bioquímico toxicologista e dois peritos criminais sairão da terceira categoria e passarão para a segunda.
Entre os aptos estão também 35 investigadores de polícia, 11 peritos papiloscópicos, dois peritos criminais, um delegado de polícia e um escrivão que serão promovidos para a categoria especial.
Além desses, outros 17 escrivães de polícia, um perito criminal e um perito criminal especial também foram aprovados pela Comissão e serão promovidos da segunda categoria para a primeira.
Outras promoções
O 1º Ciclo Promocional Transitório foi realizado em julho do ano passado e promoveu 854 policiais civis, contemplando todos os cargos. O maior número de promoções foi entre os investigadores que totalizou 400, sendo 141 promovidos da segunda categoria para a primeira e 259 para a categoria especial, atingindo o topo da função. Entre os 94 delegados de polícia promovidos, 13 saíram da terceira categoria e foram para a segunda, 37 foram para a primeira categoria, 44 subiram para a categoria especial.
Já entre os escrivães de polícia foram realizadas a promoção de 125 policiais, sendo 19 que subiram para a primeira categoria e 106 para a especial. No caso dos agentes de polícia, 109 foram beneficiados com a promoção, sendo 46 promovidos para a segunda categoria e 63 para a especial.
Entre os peritos foram 126 promovidos, divididos em: 14 peritos criminais promovidos de segunda categoria para primeira e outros 14 que saíram da primeira categoria para a especial; dois peritos criminais especiais promovidos para a primeira e a mesma quantidade promovida para a categoria especial; 12 peritos papiloscópicos para a primeira categoria e 70 para a especial; dez médicos legistas e dois fotógrafos criminais também foram promovidos para a categoria especial.
Lei complementar nº 657
A nova lei de promoções da Polícia Civil foi publicada no Diário Oficial do dia 21 de dezembro do ano passado. A Lei complementar nº 657 reestruturou as categorias de promoção dos policiais civis.
Foram extintas as categorias Acesso e Substituto e incluídas a categoria Especial para todos os cargos. A nova classificação ficou da seguinte maneira: categoria Especial, 1º categoria, 2º categoria e 3º categoria. A partir de agora, o ingresso nas carreiras da Polícia Civil se dará na 3º categoria.
Para ser promovido para a categoria imediatamente superior, os policiais deverão ter cinco anos de cumprimento do exercício ininterrupto do cargo e interstício na categoria. Além da conclusão de curso de aperfeiçoamento e comprovação de aptidão na avaliação de desempenho funcional ao final do período.
A exceção fica por conta dos policiais que foram nomeados até a data de publicação da lei nas categorias de acesso e substituto que concorrerão à primeira promoção no ciclo seguinte à conclusão do estágio probatório.
Redação Linhares Em Dia