polícia

Polícia Ambiental resgata jaguatirica em propriedade rural do município de São Mateus

20 ago 2014 - 06:53

Redação Em Dia ES

Share

Foto: BPMA

Mais uma jaguatirica foi recolhida por uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), em uma propriedade localizada no Córrego Santo Antônio, zona rural do município de São Mateus, após ter sido capturada por um homem de 50 anos, agricultor morador do local.

Segundo descreveu o agricultou, um animal estava atacando as galinhas de sua propriedade causando prejuízos, resolvendo então capturá-lo através de uma armadilha. Após algumas tentativas, na tarde desta terça-feira (19), o animal foi atraído e finalmente capturado.

A Polícia Militar Ambiental foi acionada e o animal identificado como uma jovem jaguatirica, macho, pesando cinco quilos e aparentando bom estado de saúde e apelidado carinhosamente por “Bill”, em alusão ao aniversário do ex-presidente Bill Clinton, comemorado no dia 19, dia do recolhimento.

Usando as técnicas de contenção e manejo de animais silvestres, o felino cuidadosamente acondicionado em uma caixa de transporte apropriado. Segundo o sargento Admilson, que participou do recolhimento, o local onde o felino foi recolhido é contornado por uma vegetação do Bioma Mata Atlântica, que possui uma gama variada de ecossistemas, como cachoeira, Área de Proteção Ambiental Pedra do Elefante, Mata Atlântica de Tabuleiro, rios e a própria Reserva Biológica de Sooretama de onde possivelmente o animal deve ter saído à procura de alimento: “esse tipo de recolhimento está ocorrendo devido à busca de alimentos por algumas espécies que não encontram suas presas no seu habitat natural”, informou.

O animal passou a noite em observação na sede da 3ª Companhia Ambiental em São Mateus, de onde seguiu pela manhã desta quarta-feira (20) para a Floresta Nacional do Rio Preto, em Conceição da Barra, para avaliação de veterinários e biólogos para posterior soltura em local adequado. Segundo a Polícia Ambiental, a jaguatirica é um dos animais em risco de extinção, principalmente devido à caça e destruição do seu habitat natural.

Nos últimos 30 dias, essa foi a terceira jaguatirica recolhida pela Polícia Ambiental no estado. As outras duas foram recolhidas em áreas urbanas dos municípios de Itarana e Conceição da Barra.

Saiba mais

A Polícia Militar Ambiental adverte que em situação semelhante à população, ao se deparar com algum animal silvestre em área urbana, mantenha distância segura, evite aglomerações para não estressar o animal, e acione imediatamente a Polícia Ambiental pelos órgãos de defesa do meio ambiente, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Redação Linhares Em Dia
Com Informações do BPMA/ES

0
0
Atualizado: 20/08/2014 06:53

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.