Policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), que atuam na 3ª Companhia com sede em São Mateus, realizaram durante esta semana operações especiais no entorno das reservas biológicas localizadas nos municípios de Linhares e Sooretama.
As ações tinham como objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juiz Criminal da Comarca de Linhares. Os policiais também verificaram denúncias de prática de caça a animais silvestres.
Durante as vistorias, os policiais encontraram armas, munições e animais silvestres abatidos. Ao todo, oito pessoas foram detidas. Todo o material foi apreendido, e acusados foram encaminhados para Delegacias da Polícia Civil das cidades de Linhares e de São Mateus. Os acusados foram autuados pela prática dos crimes de caça e posse irregular de arma de fogo.
Confira os detalhes das ocorrências:
– Na residência de um aposentado de 64 anos foram apreendidos: um jacaré abatido, uma espingarda calibre 36, uma carabina calibre 38, 33 cartuchos de vários calibres deflagrados e alguns recarregados, 21 munições calibre 38, uma munição calibre 44, 12 armadilhas usadas para caça (conhecidas por canhão), quatro ratoeiras, além de rede de espera, chumbo e espoleta.
– Na casa de um instrutor de motorista carreteiro, de 47 anos, os policiais encontraram uma espingarda calibre 36 e dois cartuchos do mesmo calibre intactos.
– Na residência de um montador de 36 anos foram apreendidos um rifle calibre 22, duas pacas abatidas, 28 munições calibre 22 e uma lanterna.
– Na propriedade de um pecuarista de 46 anos foi apreendida uma espingarda calibre 28.
– Durante vistoria à propriedade de um servidor público de 51 anos, os policiais apreenderam três espingardas (sendo duas de calibre 22 e uma de calibre 32), um revólver calibre 38, 15 calibre 32 intactos, 136 munições calibre 22, nove munições calibre 38, uma luneta para rifle, 21 cartuchos deflagrados calibre 32, 30 pios de caça, um frasco de espoletas, uma sacola contendo chumbo, um recipiente com pólvora e várias roupas camufladas.
– Na residência de um agricultor de 32 anos, os policiais encontraram uma espingarda calibre 36, uma espingarda de pressão 45mm, 16 cartuchos calibre 36, 14 munições calibre 38, 36 munições calibre 22, recipiente com chumbo, fisgo e uma armadilha para captura de pássaro.
– Na casa de um repositor de supermercado, de 30 anos, os policiais encontraram uma espingarda calibre 32, uma espingarda calibre 36, um rifle calibre 22, 10 armadilhas conhecidas por canhão, 21 hastes de vergalhões, 21 munições calibre 22, 73 cartuchos de vários calibres, um tubo utilizado para transporte de arma, duas ratoeiras, uma touca ninja, um pio de caça, uma sacola com cordas, várias sacolas com espoletas, pólvora, chumbos e ainda quase dois quilos de carne de capivara.
– Na residência de outro agricultor de 46 anos, os policiais apreenderam uma carabina rifle, oito munições calibre 22 e um carregador de munição calibre 22.
– Já na propriedade de um aposentado de 49 anos, os policiais apreenderam uma espingarda carabina calibre 36, quatro cartuchos de calibre 36, quatro recipientes contendo chumbo e pólvora, um soquete de cartuchos e um extrator de espoletas.
Redação Linhares Em Dia
Fotos: 3ª Companhia – Batalhão de Polícia Militar Ambiental
{jathumbnail off}