Nesta quinta-feira (03) foi encerrada uma operação conjunta realizada pelas Polícias Militar e Civil, na região Norte do Estado. Durante a ação foram detidas 80 pessoas e apreendidas 30 armas de fogo.
Essa foi a terceira mega operação realizada neste ano na região. Teve inicio na terça-feira (1º) e foi planejada e executada, pelo Comandante do Policiamento Ostensivo da Região Norte (CPON) da PMES, coronel Ricardo Barcellos e pelo Delegado de Polícia Civil, Marco Lorenço.
Foram empregados mais de 1100 homens entre policiais civis, militares e rodoviários federais, além de 245 viaturas e ainda o apoio do helicóptero Harpia 02 da PM.
Esta operação foi denominada salmos 91, “A segurança daquele que se refugia em Deus”, e ocorreu nos 38 municípios do norte do Estado, tendo como objetivo principal cumprir mandados judiciais, apreender drogas, armas e prender traficantes e homicidas visando diminuir o número de homicídios e desarticular o tráfico de drogas em toda a região norte e noroeste do Estado.
Durante a operação foram cumpridos 138 mandados judiciais, sendo detidas 80 pessoas, dentre elas, 11 homicidas, 11 por porte ilegal de armas, 20 por tráfico de drogas sendo três deles adolescentes e também houve três fugitivos da Justiça recapturados.
Foram apreendidas 30 armas de fogo, dentre elas quatro pistolas, 14 revolveres, 11 espingardas de diversos calibres e mais de 200 munições de vários calibres. Também houve apreensão de drogas. Foram apreendidas 2700 pedras de crack, mais de 450 buchas de maconha, além de 160 papelotes de cocaína.
Também foram apreendidos mais de R$ 54.000,00 em espécie, diversas peças para montagem e manutenção de armas, carregadores de pistola, algemas, touca ninjas além de vários potes de pólvora, chumbo e espoletas, usados na fabricação de munições para armas de fogo. Também foi apreendido na operação 30 aparelhos de celular, dentre outros objetos.
Foram ainda apreendidos seis pássaros da fauna brasileira que foram encaminhados para os órgãos ambientais, que após receberem os cuidados veterinários serão devolvidos à natureza, além de dois tatus que já estavam abatidos.
No trânsito foram abordados mais de 7.100 veículos, sendo confeccionados 404 Autos de Infração e apreendidos mais de 100 veículos, além de 26 carteiras de habilitação recolhidas.
Também foram fiscalizados bares e casas de shows nos municípios de Nova Venécia, Aracruz, Pedro Canário e no Balneário de Guriri, sendo que um bar em Nova Venécia foi interditado por conter irregularidades.
O coronel Ricardo e delegado Lorenço continuarão realizando outras operações de grande porte demonstrando a ostensividade das polícias com vista a fortalecer a sensação de segurança a sociedade do norte e noroeste capixaba.
Redação Linhares Em Dia
Foto: Comunicação PM/ES