Uma operação conjunta do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Polícia Militar, Polícia Civil e Poder Judiciário foi deflagrada na última semana na região Norte do Estado, com foco em São Mateus. Foram cumpridos 103 mandados judiciais, com a prisão de 81 pessoas, dentre elas 12 homicidas, e apreensão de nove adolescentes. Entre o material recolhido estão mais de dez quilos e 81 buchas de maconha, 2,5 quilos e 946 pedras de crack prontas para a venda, além de 75 papelotes de cocaína.
Foram apreendidas ainda 23 armas de fogo, entre elas duas pistolas 380, um rifle e uma escopeta calibre 12 além de 230 munições de vários calibres; aproximadamente R$ 35 mil em espécie; mais de 5 mil unidades de DVD piratas; dois coletes balísticos; uma luneta para arma de fogo; uma farda da Polícia Militar da Bahia, que estava em poder de um dos homicidas; uma câmera de videomonitoramento, utilizada para visualizar a aproximação de policiais; nove aparelhos celulares; cinco balanças de precisão; uma espingarda de pressão; dentre outros objetos. Foram abordados mais de 5,7 mil veículos, confeccionados 464 autos de infração e apreendidos 128 carros.
A operação teve início na quinta-feira (30/01). Foram empregados mais de mil homens, entre policiais civis e militares, contando ainda com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Missões Especiais (BME), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), cães e o helicóptero Harpia 02 da PM.
A operação se estendeu por 38 municípios do Norte do Estado e os trabalhos de oitiva e de triagem do material apreendido continua. O objetivo da operação foi diminuir o número de homicídios e desarticular o tráfico de drogas na região.
São Mateus
Em São Mateus, foram 14 mandados de busca e apreensão solicitados pelo Ministério Público Estadual e que foram cumpridos pela Polícia Militar e Polícia Civil, resultando na apreensão de 10 quilos de maconha, três armas de fogo e R$ 25 mil em espécie. Foram ainda apreendidos 13 pássaros silvestres e um tatu abatido. Foram presas 17 pessoas, conduzidas e autuadas no Departamento de Polícia Judiciária de São Mateus.
Um dos principais desdobramentos foi à desarticulação da guerra entre traficantes que estava ocorrendo nos bairros Carapina, Ideal e Aviação, graças à prisão de indivíduos ligados ao tráfico de drogas nesses locais.
Redação Linhares Em Dia – com informações do Ministério Público.