O traficante Fernando Moraes Pereira Pimenta, mais conhecido como Marujo, foi preso na manhã desta sexta-feira (8) durante uma operação policial no bairro Bonfim, em Vitória. Ele é apontado pela polícia como o primeiro da lista dos criminosos mais procurados do Espírito Santo, chefe do tráfico de drogas e membro de uma facção criminosa.
De acordo com a Polícia Civil, Marujo comanda os bairros da Penha e Bonfim, ambos em Vitória. Ele responde diretamente à cúpula da liderança do Primeiro Comando de Vitória (PCV), facção que comanda a região e se estende a vários bairros – não só na Grande Vitória como no interior do estado.
Marujo também é considerado um dos possíveis mandantes de ataques a ônibus na Grande Vitória. Em um desses ataques, sete ônibus foram atacados, sendo seis queimados e um alvejado.
Na época, a motivação dos ataques seria em represália à morte de Jhonatan Cândito, de 26 anos, apontado pela polícia como o segurança de Marujo.
Até então, Marujo teria aproveitado o caos provocado pelos ataques na Grande Vitória para fugir para o Rio de Janeiro. Ele estava foragido e sendo procurado pela polícia nos últimos anos.
O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, parabenizou os policiais pela prisão de Marujo, o traficante mais procurado do Espírito Santo. A prisão aconteceu na manhã desta sexta-feira no bairro Bonfim, em Vitória.
“Pegamos ele. A prisão significa um trabalho bem feito pela Polícia Civil e teve a participação da diretoria de operações táticas da Sejus. Temos que parar de idolatrar bandidos e reconhecer o trabalho de policiais, professores, etc”, disse o chefe da Sesp.
O governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, também parabenizou as forças policiais pelo êxito na prisão de Marujo.
“O Marujo, o bandido mais procurado do ES, está preso! Parabéns às nossas incansáveis forças policiais, em especial aos policiais civis e penais pelo êxito nesta operação. Com o programa Estado Presente, continuaremos combatendo a criminalidade com rigor”, disse.