VEJA A COBERTURA
Domingo, 8h – Corpo de Bombeiros virou a noite trabalhando no hipermercado. Não há mais fogo aparente, mas a temperatura é alta e, para evitar que o incêndio volte, os soldados trabalham no rescaldo da estrutura.
19h37 – Últimos focos de incêndio estão sendo combatidos.
19h – O fogo ainda não foi completamente extinto dentro do hipermercado.
16h51 – O Corpo de Bombeiros informou que um soldado da corporação se feriu durante o trabalho de contenção do fogo, mas não foi nada grave. O bombeiro ferido está em observação.
15h53 – Ainda não há informações oficiais sobre os danos causados às casas que ficam anexas à estrutura do hipermercado.
15h14 – Segundo informações do Corpo de Bomberos, o incêndio está sob controle, mas as chamas ainda não foram completamente apagadas. Bombeiros farão uma análise do interior do supermercado usando equipamento de proteção respiratório. O incendio só atingiu a parte superior da estrutura, onde fica o depósito. Ao que parece, não será mais necessário quebrar a parede do hipermercado.
15h02 – Rua Guaçuí é interditada. Nela está posicionada a retroescavadeira de esteira que tentará quebrar a parede dos fundos do hipermercado.
14h13 – Acaba de chegar ao local uma retroescavadeira de esteira que será utilizada na segunda tentativa de quebrar a parede do hipermercado. A parede a ser quebrada é a que fica paralela à rua Guaçuí.
13h53 – O Tenente Silva, do Corpo de Bombeiros, alerta para risco grande de desabamento.
13h50 – O trabalho de contenção às chamas continua na rua Guaçuí e na avenida Monsenhor Pedrinha. Dois bombeiros estão utilizando guindaste para ter maior visibilidade.
13h32 – A tentativa de explodir as caixas d’água com escopetas foi abortada por enquanto por não haver segurança suficiente para fazer isso. A estratégia era estourar as caixas para diminuir o peso sobre a lage e espalhar a água.
13h23 – Funcionários do Hospital Geral de Linhares pedem que parede do hipermercado que fica a metros de distância do hospital não seja quebrada por causa da fumaça.
13h15 – Brigada de incêndio da UTGC também está ajudando a conter as chamas.
13h12 – Na rua Monsenhor Pedrinha, uma retroescavadeira foi utilizada para tentar quebrar a parede, o que não deu certo.
13h04 – O bombeiro que está no guindaste começou a jogar água por cima do hipermercado.
13h00 – Bombeiros estão utilizando lotes vazios da Avenida Guaçuí para observar o estabelecimento de cima por meio de um guindaste. Agora a espera é por equipamentos para quebrar a parede.
12h52 – Segundo funcionários do hipermercado, no segundo andar o fogo ainda não foi controlado. Neste espaço se concentram eletrodomésticos.
12h48 – Será utilizada uma retroescavadeira para quebrar uma parede do hipermercado. Carros-pipa da Leão (SAAB) e da Lasa já chegaram ao local para ajudar.
12h40 – Responsáveis pelo projeto do supermercado chegam ao local.
12h35 – Corpo de Bombeiros constata ser impossível entrar no estabelecimento dada a fragilidade atual da estrutura. Agora os bombeiros se preparam para conter as chamas por meio de uma espécie de guindaste. Eles pretendem analisar melhor a estrutura observando de cima.
12h33 – Alguns profissionais do Corpo de Bombeiros estão se preparando com tanques de oxigênio para entrar no Hipermercado por meio de residências vizinhas.
12h23 – Além dos Corpos de Bombeiros, carros-pipas do SAAE de Linhares e da Petrobras estão dando suporte no local.
12h21 – O Corpo de Bombeiros conseguiu fazer um buraco com jato de água em uma das paredes da Rua Lateral da Av. Guaçuí e a água está chegando ao estabelecimento com mais agilidade.
12h20 – O Corpo de Bombeiros do município de São Mateus já chegou ao local. O da cidade de Aracruz está a caminho e de demais municípios também.
12h14 – O Secretário Municipal de Segurança Pública, Washington Monteiro informou que o Prefeito de Linhares Nozinho Correa, disponibilizou toda estrutura da Prefeitura para se deslocar até o local com carros pipas e todo maquinário disponível.
12h14 – O Prefeito de Linhares Nozinho Correia pediu ajuda a outros municípios. O Serviço de Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), se deslocou ao local para ajudar a controlar o incêndio.
12h00 – A Polícia Rodoviária foi até o local com escopetas para tentar explodir as caixas d’água do local.
11h58 – Neste momento a Rua Monsenhor Pedrinha foi isolada na lateral do hipermercado que fica de frente para o Hospital Geral Linhares. Os bombeiros estão trabalhando para controlar a área no local onde se concentram os refrigeradores, neste local há uma grande concentração de óleo diesel. As residências na Rua Guaçuí que possuem parede anexada ao hipermercado sofreram rachaduras, e todas elas foram desocupadas por orientação do Corpo de Bombeiros. Os profissionais começaram a jogar jatos de água.
11h40 – O incêndio provocou rachaduras na estrutura do hipermercado. Funcionários pediram ajuda para retirar mercadorias que estavam no depósito no primeiro andar, para isso foi necessário quebrar a porta.
ENTENDA O QUE ACONTECEU
O hipermercado Casagrande, único desta magnitude no município, localizado às margens da BR 101 no bairro Araçá, começou a pegar fogo na manhã deste sábado (9).
O fogo começou na casa de máquinas e se alastrou para o segundo andar do estabelecimento, mais precisamente no depósito onde havia eletrodomésticos, mercadorias do setor de vestuário, entre outros.
Funcionários e clientes conseguiram sair do local, muito abalados com a situação. Uma fumaça escura e tóxica tomou conta do local. O Corpo de Bombeiros orientou as pessoas que estavam próximas a saírem do local.
As possíveis causas do incêndio só serão conhecidas em 10 dias, ao fim da investigação.
O INCÊNDIO EM FOTOS
Redação Portal Ouro Negro
Por Carol Paiva Said e Ramon Ferreira
Fotos: Mônica Moreira, Sérgio Porto, Andressa Bergamaschi e Carol Paiva
{jathumbnail off}