A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) encerrou neste domingo (27) as buscas pelos três adolescentes desaparecidos em Sooretama, norte do Espírito Santo.
A força-tarefa atuou durante 120 horas com equipes em terra, uso de cães farejadores, drones e aeronave na tentativa de localizar os adolescentes Kauan Correia, Carlos Henrique Nascimento e Wellington Gomes Simon. Eles foram vistos pela última vez no dia 18 de agosto, no bairro Sayonara, onde moram.
Segundo a Sesp, as equipes da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros rastrearam plantações, áreas de mata, descampados, imóveis e lagoas, por cinco dias consecutivos. Nenhum vestígio dos adolescentes foi encontrado.
As buscas começaram na última quarta-feira (23) e foram coordenadas por meio de uma sala de situação, instalada na Prefeitura Municipal de Sooretama. Os recursos operacionais foram distribuídos de modo a realizar uma varredura na maior área possível.
Segundo a Sesp, a sala de situação foi desmobilizada neste domingo, e as equipes permanecerão de prontidão caso surjam novas informações que indiquem a possibilidade de paradeiro dos jovens.
O protocolo internacional de buscas dedicadas prevê o empenho de equipes por até 96 horas. No caso de Sooretama, segundo a Sesp, este protocolo foi extrapolado, alcançando 120 horas de diligências.
A Polícia Civil seguirá com as investigações. Na última sexta-feira (25), um veículo foi apreendido e, em seu interior, a perícia encontrou vestígios de sangue humano. Familiares dos desaparecidos coletaram amostras genéticas para comparação por meio de DNA. Ainda não há resultado.