polícia

Espírito Santo alcança menor taxa de homicídios em maio de 2023

01 jun 2023 - 13:48

Redação Em Dia ES

Share
Até agora, o estado contabiliza 439 mortes violentas em cinco meses, representando o segundo melhor desempenho desde que os registros começaram em 1996
Espírito Santo alcança menor taxa de homicídios em maio de 2023. Foto: Getty Images

No mês de maio, o Espírito Santo contabilizou 78 homicídios dolosos, marcando o menor número mensal de homicídios do ano de 2023. Até agora, o estado contabiliza 439 mortes violentas em cinco meses, representando o segundo melhor desempenho desde que os registros começaram em 1996, superado apenas pelo ano anterior que registrou 412 crimes no mesmo período.

Os dados recentes sugerem que 2023 é menos violento que 2019, um ano em que o número de homicídios ficou abaixo de mil. O Programa Estado Presente em Defesa da Vida, sob a direção do governador Renato Casagrande, vem conseguindo diminuir a taxa de homicídios no Espírito Santo nos últimos anos.

De acordo com o coordenador do Programa Estado Presente, Álvaro Duboc, Secretário de Estado de Economia e Planejamento, a situação ainda é séria e desafiadora no que diz respeito à Segurança Pública. Ele reforça que, enquanto uma única vida for perdida no Espírito Santo, não haverá motivo para celebração. Apesar disso, Duboc ressalta a importância dos resultados alcançados pelo programa e a necessidade contínua de investimento em modernização, capacitação e colaboração entre as forças policiais e ações de proteção social.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Alexandre Ramalho, enfatizou os esforços em enfraquecer as organizações criminosas responsáveis pela maioria das mortes, bem como a prisão dos responsáveis por homicídios.

REDUÇÃO DE MORTES DE MULHERES
O estado também tem alcançado avanços importantes na diminuição de mortes de mulheres. De janeiro a maio foram registrados 36 casos, o número mais baixo desde 2001, representando uma redução de 20% em comparação ao ano passado. Dessas mortes, 13 foram classificadas como feminicídios, crimes motivados por violência doméstica, geralmente cometidos por parceiros das vítimas. Ramalho destaca os esforços constantes para combater essa cultura de machismo na sociedade.

0
0
Atualizado: 01/06/2023 14:05

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.