A dona de uma loja de roupas no Centro de Linhares foi autuada em flagrante por furto de energia elétrica após uma ação conjunta da Polícia Civil do Espírito Santo e técnicos da EDP, distribuidora de energia. A empresária, de 49 anos, foi encaminhada à Delegacia Regional de Linhares, pagou fiança de R$ 10 mil e vai responder ao inquérito em liberdade.
Durante a operação, a perícia identificou irregularidades no sistema elétrico da loja, que impediam o registro correto do consumo e, consequentemente, o faturamento da energia utilizada. Técnicos da EDP constataram que o medidor havia sido fraudado, ocultando de forma eficaz o desvio de energia e dificultando a detecção da fraude.
A distribuidora substituiu o medidor e regularizou a instalação. Foi lavrado um Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI), detalhando as irregularidades encontradas no local.
Além do processo criminal, a empresária deverá ressarcir a EDP pelos valores não faturados e arcar com os custos administrativos, conforme estabelece a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).