A confirmação dos mortos e feridos foi dada pelo capitão Alexandre, do Quinto Batalhão da Polícia Militar, que pelo menos, 11 pessoas foram baleadas, das quais três morreram. Segundo ele, o colégio público foi o primeiro alvo, onde tiveram quatro feridos e dois mortos.
Os ataques aconteceram na manhã desta sexta-feira (25). Segundo o capitão Alexandre, o atirador entrou primeiramente na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Primo Bitti, invadiu a sala de professores portando uma pistola e carregadores e atirou em seis pessoas: duas delas morreram no local.
Em seguida, ele entrou em um veículo do modelo Renault Duster de cor dourada com as placas cobertas e seguiu para uma escola particular que fica perto do primeiro colégio. Lá, o suspeito disparou contra cinco pessoas: uma delas morreu no local.
Um aluno não resistiu aos ferimentos e também morreu. Não há a identificação das vítimas.
Uma hipótese trabalhada inicialmente pela polícia era de que se tratava da ação de um aluno de uma das escolas, mas o fato foi descartado.
O governador Renato Casagrande determinou que os secretários de Segurança Pública e Educação se desloquem até a cidade para acompanhar a apuração dos fatos.
Em uma publicação nas redes sociais, Casagrande também lamentou o fato e destacou que as forças de segurança do Espírito Santo vão atuar no fato.
A Prefeitura de Aracruz decidiu suspender as aulas nas escolas da Rede Municipal de Ensino após o ataque em duas instituições de ensino do município. Segundo a nota enviada pelo município, a ação segue a orientação da Polícia Militar.