polícia

Detento é baleado após render policiais penais e tentar fugir armado em Viana

12 maio 2025 - 13:45

Redação Em Dia ES

Share
Romário Nogueira dos Santos simulou mal-estar, rendeu dois agentes durante atendimento médico e foi interceptado a tiros após tentativa de fuga pela mata
Detento é baleado após render policiais penais e tentar fugir armado em Viana. Foto: Reprodução

Um detento da Penitenciária Estadual de Vila Velha V (PEVV V) foi baleado após render dois policiais penais e tentar fugir armado durante atendimento médico na Unidade de Saúde do Sistema Prisional (USSP), em Viana, neste sábado (10).

Romário Nogueira dos Santos alegou estar vomitando sangue e com o estado de saúde debilitado. Ele foi levado desacordado até a unidade de saúde, sem algemas, para receber medicação intravenosa.

Após o atendimento e a aplicação de soro, Romário foi colocado em uma cadeira de rodas. Cerca de 30 minutos depois, ele se levantou repentinamente, agarrou um dos policiais pelas costas com um “mata-leão” e, durante a luta, os dois caíram no chão. O detento conseguiu pegar a arma do agente e efetuou disparos dentro da unidade, atingindo uma porta, mas sem ferir ninguém.

Em seguida, apontou a arma para a cabeça do policial e o fez refém. Já na área externa da unidade, exigiu que outro agente entregasse sua arma, ameaçando atirar no colega. A arma foi entregue, e o segundo agente também passou a ser mantido como refém.

Com as duas armas em mãos, Romário seguiu a pé em direção à mata, levando os dois policiais com ele. Durante o trajeto, houve tentativa de negociação para liberação dos reféns.

A fuga durou cerca de 500 metros e foi interrompida com a chegada de uma equipe da Divisão Especial de Repressão (DERP). Aproveitando um momento de distração, um dos policiais entrou em luta corporal com o detento, enquanto outro efetuou um disparo com fuzil que atingiu Romário na panturrilha esquerda, imobilizando-o.

Na sequência, foi aplicado um torniquete na perna do preso, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado. Segundo a guia médica, o procedimento foi decisivo para preservar a vida do detento, que foi encaminhado ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE).

Devido à gravidade dos ferimentos, ele não foi conduzido à delegacia.

0
0
Atualizado: 12/05/2025 14:41

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.