Subiu o número de mortes violentas no Espírito Santo. A informação foi divulgada pelo índice nacional de homicídios criado e publicado pelo portal G1. De acordo com o mapa, o estado está na contramão da tendência do país que registrou queda no número de assassinatos.
Os dados se referem ao 1º semestre de 2023, comparado ao mesmo período do ano passado, onde o Brasil registrou baixa de 1% nos assassinatos. Para a pesquisa o portal G1 utilizou os dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.
O Espírito Santo aparece na lista dos 10 que tiveram alta nos crimes contra vida. Os outros nove são: Acre, Alagoas, Amapá, Maranhão, Minas Gerais, Rio de janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.
O Amapá teve o maior aumento nos crimes. Sobre as regiões, a sudeste foi a única que apresentou crescimento no número de mortes violentas. O Rio de Janeiro teve o maior índice da região, com 17,3%. Na sequência aparece o ES com um salto de 5%.
Números
Ainda de acordo com o portal G1, nos primeiros seis meses deste ano, houve um total de 19,7 mil homicídios, o que indica uma diminuição de 3,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Roraima foi o estado com a maior redução, apresentando uma queda de 22,5%.
Esse número pode ser maior, pois o levantamento não considera as mortes resultantes de intervenção policial. O estudo inclui as vítimas dos crimes a seguir: homicídios intencionais (abrangendo feminicídios); latrocínios (atos de roubo que resultam em morte) e lesões corporais que culminam em morte.
Em 2022, conforme dados exclusivos do Monitor da Violência, o Brasil viu uma redução de 1% nos assassinatos. No total, houve 40,8 mil mortes intencionais violentas, o valor mais baixo registrado na série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública pelo segundo ano consecutivo.
Ainda segundo o portal G1, especialistas do FBSP e do NEV-USP, afirmam que mesmo que essa queda seja motivo de celebração, o Brasil permanece como uma nação com altos índices de violência. A média no último semestre foi de quase 110 homicídios diários.