O Governo do Espírito Santo emitiu um alerta aos servidores públicos do estado, destacando a ocorrência de golpes perpetrados por meio de mensagens de texto (SMS). Os golpistas têm como alvo os funcionários do serviço público, oferecendo informações falsas sobre benefícios inexistentes, em especial, mencionando a existência de um suposto “Cartão Benefício” e prometendo a liberação de créditos.
A administração estadual ressalta categoricamente que não há qualquer programa denominado “Cartão Benefício” em vigor e tampouco está em curso a liberação de créditos anunciada nas mensagens fraudulentas. Portanto, o Governo do Espírito Santo orienta veementemente os servidores a não responderem a tais mensagens suspeitas.
O governo acionou a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) para investigar e tomar as medidas legais cabíveis contra os responsáveis pelos golpes.
Golpistas muitas vezes se utilizam de artifícios sofisticados para ludibriar as vítimas, utilizando informações pessoais e induzindo ações que podem resultar em prejuízos financeiros e comprometimento da segurança dos servidores.