Uma operação das policiais Federal e Penal prendeu 9 pessoas nesta terça-feira (14) no Espírito Santo, entre elas, um advogado e um pastor.
A Operação Scriptor tenta desarticular um esquema de comunicação entre lideranças de facção presas e comparsas em liberdade.
Segundo as investigações, o profissional mantinha contato com pelo menos quatro criminosos do Espírito Santo e facilitava a comunicação deles com os faccionados do lado de fora da cadeia. Foram expedidos 13 mandados de prisão temporária, e nove deles foram cumpridos.
Dessas nove pessoas, sete já estavam atrás das grades e dois alvos, entre eles o advogado. Outras quatro pessoas seguem sendo procuradas.
Também foram expedidos oito mandados de busca e apreensão e três de medidas cautelares. Todos saíram do Juízo de Garantias de Marechal Floriano, na Região Serrana do Estado.
A Polícia Federal disse que o advogado preso nesta terça-feira já tinha sido suspenso do exercício da advocacia por decisão judicial em julho de 2024, durante a Operação Recado Reverso, que investigou a atuação de advogados na transmissão de ordens e mensagens entre lideranças criminosas e os subordinados.
Apesar da proibição, ele continuou realizando atendimentos jurídicos a detentos em unidades prisionais, em descumprimento de medida cautelar judicial. Em 10 de junho de 2025, durante ação de monitoramento, o advogado foi flagrado prestando atendimento jurídico a presos, o que configura infração. Na ocasião, ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e teve celulares, manuscritos, a carteira da OAB e outros materiais apreendidos.