Um workshop realizado em Colatina na última segunda-feira (16) buscou incentivar a popularização da ciência e da inovação na educação básica, promovendo o acesso a informações e políticas que podem transformar a realidade de professores e estudantes. O evento aconteceu no Centro de Ciências de Colatina, que será inaugurado oficialmente na próxima sexta-feira (20).
Com o tema “Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ensino de Ciências na Educação Básica”, o workshop foi conduzido pelo professor Laércio Ferracioli e reuniu diretores escolares, pedagogos, professores, pesquisadores e outros profissionais de áreas relacionadas. Também estiveram presentes servidores municipais e representantes do ecossistema de inovação local.
“O Sementes abriu as portas do Centro de Ciências de Colatina para debater a popularização da ciência, da tecnologia e da inovação na educação capixaba. Foi uma honra ser parte deste momento, neste espaço visionário que possibilitará não apenas o avanço do ensino de Ciência em Colatina e na região, como também um marco importante na discussão sobre sustentabilidade, cultura e turismo no nosso Estado”, afirmou Ferracioli.
Bruno Lamas, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, destacou a importância da iniciativa para o interior do Estado. “Temos uma nova missão com o Sementes, de levar o conhecimento da ciência, promover e popularizar a inovação e fomentar novas ideias e negócios no interior do Estado. Em Colatina, demos um passo importante nesta direção. Mais um investimento robusto, que chega ao interior, capacitando pessoas para novas oportunidades que estão por vir”, disse.
Simone Kuster Mitre, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Colatina, ressaltou os avanços nos programas de inovação implementados no município. “Já iniciamos a divulgação do programa e queremos ultrapassar a meta prevista para os projetos aqui na cidade, acelerando novos negócios e dando oportunidade para mais empreendedores”, afirmou.
Lançamentos e exposições
Durante o evento, foi lançado o livro infantojuvenil “Conhecendo o Mundo da Ciência, Tecnologia e Inovação”, escrito por bolsistas do projeto Hub de Inovação em Rede. O projeto é financiado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
Na sexta-feira (20), o Centro de Ciências de Colatina será palco da abertura da exposição “Cientistas do Brasil”, promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC). A iniciativa celebra os centenários de César Lattes e Johanna Döbereiner e contará com apoio do programa Sementes do Rio Doce. A exposição permanecerá no local até março de 2025.
Sobre o programa Sementes do Rio Doce
O programa Sementes do Rio Doce é o maior projeto público capixaba de aceleração de startups. Ele vai selecionar 50 projetos, cada um com direito a R$ 100 mil não reembolsáveis, além de oferecer capacitação, conexão e mentoria de forma gratuita. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secti, e a Fundação Renova.
O programa atuará nos municípios de Colatina, Linhares, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Fundão, Marilândia, São Mateus, Aracruz e Serra. Empreendedores interessados poderão se inscrever a partir do lançamento do edital, previsto para a segunda quinzena de janeiro de 2025.