Pela primeira vez desde 1996, Vitória terminou o mês de abril sem registrar nenhum homicídio. O dado foi divulgado pelo Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo e representa um marco inédito na série histórica de monitoramento de mortes violentas na capital.
Entre janeiro e abril de 2025, a cidade registrou uma redução de 60% no número de assassinatos em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em 2024, foram contabilizados 47 homicídios nos quatro primeiros meses do ano. Já em 2025, o total caiu para 19.
O levantamento do Observatório aponta que a última vez em que a cidade esteve próxima de alcançar essa marca foi em 2006, quando abril fechou com apenas um homicídio registrado. Desde então, os índices oscilaram, mas sem atingir o patamar de zero mortes violentas em um mês.
A administração municipal atribuiu o resultado à combinação de estratégias voltadas para a prevenção, uso de tecnologia e ações integradas. “Com investimentos robustos em tecnologia, inteligência e valorização dos servidores fortalecemos a segurança municipal e passamos a entregar respostas rápidas das equipes na repressão e na prevenção de crimes”, afirmou Amarílio Boni, secretário de Segurança Urbana.
O prefeito Lorenzo Pazolini também comentou o dado: “É fruto de muito trabalho, investimento, integração e, acima de tudo, compromisso com a vida”.
O governador Renato Casagrande mencionou o desempenho da capital e agradeceu às Forças de Segurança pelo resultado alcançado. “Vitória não registrou nenhum homicídio em abril. Um marco histórico que não acontecia há 29 anos! Fruto do trabalho integrado do programa Estado Presente com as demais instituições e forças de segurança, somado a investimentos em tecnologia, inteligência e na valorização dos nossos profissionais.”