Grande, bonito e imponente: esta poderia ser uma descrição do Morro do Moreno, um dos principais cartões-postais da Grande Vitória, mas também pode ser utilizado para detalhar um letreiro “estilo Hollywood” que talvez seja instalado sobre a área de vegetação no município, ao lado da Terceira Ponte.
O nome “Vila Velha”, como feito em Los Angeles, serviria como uma mensagem de boas-vindas e poderia virar referência para o turismo.
“É uma intenção ainda, não há nada definido ou oficial. Antes de qualquer anúncio o resultado do estudo do plano de manejo será apresentado e debatido com a comunidade, nesta quarta-feira (1). Após essa etapa o projeto será apresentado para a imprensa e a cidade”, disse a prefeitura em nota.
Outros atrativos
O projeto no “estilo Hollywood” não é a única mudança pensada pela Prefeitura de Vila Velha para o Morro do Moreno.
Uma cafeteria pode ser construída no local para atrair turistas.
O transporte das pessoas até o alto do morro poderá ser feito por meio de um bondinho, que também tem a viabilidade estudada.
Conforme levantado, todas as instalações e novidades, caso aprovadas, devem custar R$ 21 milhões.
Moradores e frequentadores apontam, no entanto, o risco de degradação da área de mata e o efeito que as construções podem causar na região.
O pedido de quem aproveita o Morro do Moreno para a prática de esportes, por exemplo, é que a administração municipal dialogue antes de implementar mudanças.
Letreiro era anúncio publicitário, mas virou marco oficial em Los Angeles
A inspiração para o letreiro que pode ser instalado em Vila Velha vem de Los Angeles, na Califórnia, e é considerado um dos principais pontos turísticos da região. Cada uma das letras tem 13 metros de altura.
A grandiosidade do letreiro é demonstrada pela popularidade: quem passa pelo local precisa posar para uma foto. São mais de 100 metros de extensão entre o “H” e o “D”.
O letreiro original foi inaugurado em 1923 e chamava atenção para “Hollywoodland”. Naquele momento, as letras erguidas faziam parte de uma campanha publicitária para anunciar um empreendimento mobiliário.
A ideia era deixar as letras expostas por um ano e meio. Mas o que era um anúncio virou parte importante da região, como um monumento. São 100 anos desde a instalação.