O filme destaca a qualidade do fruto produzido no Espírito Santo, região rica em recursos naturais e na capacidade empreendedora dos produtores. “Estamos destacando no vídeo também a Indicação Geográfica conquistada pelo Cacau de Linhares, primeiro certificado concedido para a cultura do cacau no Brasil e para um produto agropecuário no Espírito Santo”, diz Maurício Antonio Buffon, presidente da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal).
O vídeo é uma realização da Secretaria de Estado da Agricultura e da Acal, produzido pela Campo Vivo Comunicações e 7D Produção, com patrocínio da Petrobras e Chocolates Garoto e apoio da Defagro Defensivos Agrícolas.
“O cacau de Linhares vai conquistar o mundo”, afirma Buffon
O estande do Cacau do Brasil no último dia do 18º Salão de Chocolate de Paris teve como destaque o Estado do Espírito Santo. O dia destinado a cacauicultura capixaba teve degustação de chocolate, apresentação de vídeo, show musical, reuniões de negócios. A receptividade do público e de especialistas no segmento chocolateiro animou lideranças estaduais.
O presidente da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), Maurício Buffon, afirmou que a cultura do cacau está em nova fase que renderá bons resultados para os produtores. “Mesmo com a crise atual, o setor terá um futuro promissor. Estamos construindo, com o apoio de instituições importantes, um novo caminho para o nosso cacau que esperamos que seja com resultados satisfatórios. Para isso, precisamos dos produtores unidos e engajados nesse propósito. Assim, nosso cacau vai conquistar o mundo”, afirmou Buffon.
Presidente da Fiesp degusta cacau capixaba
Paulo Skaf visitou estande brasileiro, aprovou chocolate de Linhares e colocou entidade a disposição
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf, visitou, neste domingo (04), o estande do Cacau do Brasil no Salão de Chocolate de Paris e conversou com lideranças do setor dobre a atividade cacaueira em todo país.
Após experimentar o chocolate produzido com cacau da Fazenda São Luiz, de Linhares (ES), Skaf aprovou o produto. “Muito bom”, afirmou logo após a degustação. O presidente da Fiesp indagou sobre os elos da cadeia produtiva nacional e colocou a entidade paulista a disposição para o crescimento do setor. “Nosso departamento de agronegócio está disponível para conversar sobre possíveis parcerias tecnológicas para o desenvolvimento do cacau nacional”, disse Skaf em reunião com representantes dos Estados da Bahia e do Espírito Santo.
A delegação capixaba presenteou o Presidente da Fiesp com o Vídeo “Espírito Santo do Cacau” que mostra o potencial e a qualidade do produto produzido no Estado. Participaram do encontro o produtor de cacau Emir de Macedo Gomes Filho; o secretário de agricultura de Linhares e presidente do Sindicato Rural, Antonio Roberte Bourguignon; o assessor técnico da Ceplac, Paulo Siqueira; e o presidente da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), Maurício Buffon.
Salão do Chocolate de Paris
O principal evento do setor chocolateiro do mundo está ocorrendo no Parque Porto de Versailles, entre os dias 31 de outubro e 04 de novembro.
Mais de 130 mil pessoas visitaram a 18ª edição do evento que teve a participação de 400 renomados profissionais chocolateiros e uma média de 160 expositores de diversas partes do mundo. Com o tema: Les Nouveaux Mondes du Chocolat (Os Novos Mundo do Chocolate), o Salon 2012 apresentou as novas tendências no consumo de chocolate, os novos sabores, os jovens talentos e os países que estão em ascensão no mercado de cacau e chocolate, incluindo o mercado de chocolate brasileiro.
Redação Portal Ouro Negro