As sessão começou às 18h07.
O Presidente da Casa, Miltinho Colega, disse ao plenário que Major Hebert de Carvalho do 2ºBBM de Linhares utilizará a tribuna na sessão desta terça-feira (12), às 18 horas, para apresentar um levantamento de ocorrências relacionadas a incêndio, sobre a estrutura do corpo de bombeiros entre outras questões.
Miltinho agradeceu a união do Corpo de Bombeiros, das Polícia Militar e Civil, Rodoviária Federal, Guarda Municipal, e de todas as empresas que se mobilizaram para ajudar a combater o incêndio do Hiper Casagrande no último sábado dia (9). Participaram dessa ação brigadas de incêndio da UTGC, carros pipas do SAAE, Leão Alimentos e Bebidas, Norte Recicla e Escelsa, que auxiliou com guindaste.
Em seguida, foi dado início à leitura de projetos e requerimentos da pauta do dia. Alguns vereadores da casa utilizaram à tribuna:
O vereador Estefano Silote disse: “Passamos um final de semana intenso, devido ao incêndio do Hiper Casagrande, mas estávamos percebendo que ações estão sendo realizadas. Quero parabenizar ao Corpo de Bombeiros e demais profissionais que atuaram auxiliando no combate ao incêndio do estabelecimento. Parabenizar o Deputado Luiz Durão que briga pelos projetos para Linhares, como a construção de um Pronto Atendimento no balneário de Pontal do Ipiranga que vai trazer benefício para os moradores da região”.
Já o Vereador José Cardia usou a tribuna para falar sobre o convênio que as secretarias municipais de agricultura de Linhares e Aracruz fizeram. “Só foi possível esse convênio porque em 2011 fizemos um projeto que foi sancionado e virou a Lei 029/2011 para que os municípios pudessem fazer convênios nas cidades de Rio Bananal, Jaguaré, Colatina, Aracruz, João Neiva, Marilândia. Eles firmaram esse convênio que não é necessário passar pela câmara, pois já é lei. Parabenizo os secretários pela essa iniciativa que outros municípios façam essa parceria em benefício da comunidade”.
O vereador José Cardia falou ainda sobre o contrato com a empresa que presta serviço de transporte coletivo em Linhares. “O contrato foi expirado no dia 21 de Janeiro, foi feito um contrato emergencial prorrogado para seis meses, dos quais já se passaram 2 meses. Até agora ainda não abriram processo para licitação, se vai precisar de ter várias audiências públicas, essa questão já era para está sendo resolvida”.
O Presidente da Câmara, Miltinho Colega também entrou no assunto. “Existe um plano de viabilidade de linhas que ainda tem que ser discutido, para ser feito num prazo de seis meses, e ainda três audiências públicas sobre o assunto”, disse.
O vereador Tarcisio Silva usou à tribuna e disse: “Também quero agradecer as empresas que se mobilizaram para combater o incêndio no Hiper Casagrande no último sábado. A população deve ter um vereador como base. O poder legislativo tem a função de ajudar e lutar em prol de todas as comunidades, estamos aqui para requerer benefícios para a população de Linhares”.
Logo após, foi discutido e votado o projeto de lei do Poder Executivo, que dispõe de autorização para alterar o quantitativo de vagas na função de professor MAE-1, constante da Lei nº3.270, de 25/02/2013, para atender a necessidade temporária excepcional interesse público.
O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. O Presidente da Câmara Miltinho Colega ressaltou a importância desse projeto: “Atualmente o município conta com 108 escolas municipais, o governo municipalizou 23 escolas. Para atender as nossas escolas que foram passadas para o município, foi necessário convocar 100 professores com designação temporária (DT). Importante ressaltar que foram aprovadas no ano passado 400 vagas para professores com designação temporária, com a municipalização dessas escolas foi necessário convocar mais 100 professores”.
A sessão acabou às 19h10 e todos estão convidados a participar da sessão a ser realizada nesta terça-feira (12), às 18 horas.
Redação Portal Ouro Negro
Por Carol Paiva Said