A sessão iniciou às 18h05.
O Presidente da Casa, Miltinho Colega agradeceu a presença de todos, e logo após, o vereador Edimar Vitorazzi fez a leitura da ata.
Na sequência, o 1º Secretário, vereador Estefano Silote, fez a leitura de alguns requerimentos solicitados ao Poder Executivo pelo vereador Fabrício Lopes e por ele mesmo.
O vereador Fabrício Lopes solicitou ao poder executivo que seja realizado uma interação institucional entre Linhares e o Governo do Estado, com a finalidade de que seja feita a devolução do imóvel de propriedade da Mitra Diocesana de Colatina, onde está instalada a Superintendência Regional de Educação e também a devolução do imóvel onde está instalada a Secretaria Municipal de Ação Social; solicitando a confecção de projeto de lei com a finalidade de se instruir a colocação de sistema de vídeo monitoramento nas portas de entrada e saída das instituições de ensino da rede municipal; a construção de uma piscina térmica de hidroginástica na Associação da Terceira Idade de Linhares (ATIL) entre outros requerimentos.
Já o vereador Estefano Silote, solicitou a instalação de um redutor de velocidade bem como que seja realizado reparo na iluminação pública na Avenida Alegre, próximo à serraria do Armani e da Assembleia de Deus no bairro Araçá; e ainda requereu a conclusão do abrigo de ônibus situado no Residencial Jocafe.
Logo após a leitura dos requerimentos a sessão ordinária foi transferida para sessão solene para realização de uma homenagem ao Dia do Contabilista, que é comemorado no dia 25 de Abril. Membros da Associação dos Contabilistas de Linhares (ASCOL) e contadores estiveram presentes na homenagem.
Na ocasião, a Presidente da ASCOL, Adriana Malacarne foi homenageada pela Câmara de Vereadores. Ela recebeu a homenagem em nome de todos os contadores do município.
“Agradeço aos vereadores por essa homenagem em especial ao José Cardia pela iniciativa, hoje todos precisam do profissional contador, temos que fortalecer nossa classe. Estamos tentado buscar mais integrantes para nossa Associação. Nosso trabalho é feito com responsabilidade e compromisso”, disse Adriana.
A contadora Ana Rita Nico usou a tribuna e disse: “Nossa associação está representando 365 profissionais. A profissão contábil cresce bastante, tornou-se a profissão mais regulamentada do mundo. Só temos que agradecer quando somos homenageados, pois destaca nossa importância”.
Alguns vereadores fizeram o uso da palavra:
O vereador Fabrício Lopes disse: “Sabemos a dedicação que o contador tem ao realizar o seu trabalho. Devemos valorizar os profissionais do nosso município”.
E o vereador José Cardia disse: “Foi uma homenagem justa e em nome de todos os vereadores da Câmara Municipal. Estamos sempre preocupados com os profissionais de todas as áreas”.
Já o Presidente da Casa Miltinho Colega disse: “É importante esse reconhecimento dos profissionais. Essa homenagem se estende a todos os contadores do município”.
Logo após a homenagem a sessão solene voltou a ser ordinária por volta das 18h40.
E foram discutidos e votados dois projetos que estavam em pauta:
O Projeto Nº511/2013, que dispõe sobre organização do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor (SMDC) e institui a Coordenadoria municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.
O coordenador do Procon de Linhares Alysson Reis utilizou a tribuna e disse: “Esse sistema permite que o órgão ofereça um atendimento com qualidade para os consumidores. Somente nesses primeiros meses de 2013 tivemos mais de mil atendimentos concluídos e 86% de consumidores satisfeitos com o atendimento”.
O Projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
Outro projeto discutido foi o de Nº563/2012 que autoriza o poder executivo municipal a criar o programa municipal de desenvolvimento da cadeia produtiva da Aquicultura Familiar, bem como autorizar recursos na promoção de ações de apoio e incentivo a atividade.
O secretário José Roberto Fontes usou a tribuna e disse: “Com a criação desse programa municipal vamos buscar recursos com o ministério da pesca para a criação de tanques escavados para o produção de peixe. O Ministro da Pesca Marcelo Crivella ficou bastante interessado no projeto. O Espírito Santo foi um dos Estados escolhidos para receber investimentos e o município de Linhares foi escolhido para receber esses investimentos. Estaremos adquirindo equipamentos para a produção de peixes nesses tanques, a secretaria de agricultura vai cadastrar os produtores interessados em participar do projeto. Os agricultores terão acompanhamento de técnicos para auxiliar na produção e nas atividades que serão desenvolvidas nessa área. Esse projeto é o ponto de partida para o município conseguir mais investimentos, por isso vamos desenvolver um trabalho bem feito”.
Esse projeto também foi aprovado por unanimidade.
A sessão acabou às 19h26 e todos do plenário foram convidados a participarem da próxima sessão que será realizada no dia 29 de Abril (segunda-feira) às 18 horas.
Redação Portal Ouro Negro
Por Carol Paiva Said