A visita dos vereadores foi para conhecer a realidade do aterro sanitário que recebe os resíduos do município, além de conhecer o funcionamento e a forma correta de destinação do lixo.
O Presidente da Câmara, Miltinho Colega, elogiou as instalações da empresa Marca Ambiental, avaliou o serviço de tratamento do lixo como exemplar e disse que vai acompanhar pessoalmente de perto o processo de licenciamento do aterro sanitário no município de Linhares. “Estaremos buscando informações no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), órgão responsável pela concessão de licença ambiental e realizar o acompanhamento do projeto”.
Representantes da empresa Vital Engenharia Ambiental, que será responsável pela construção da central em Linhares, estiveram participando da visita. Essa Central de Gestão Ambiental será responsável pelo manejo, acondicionamento, tratamento e destinação final dos resíduos produzidos no município. Esse projeto deverá sair do papel até o início de 2014.
O Gerente operacional da empresa, Décio de Araújo, disse que a preocupação é de como será a situação do município de Linhares depois de agosto de 2014, quando vencerá o prazo estabelecido para que os municípios apresentem uma solução para a destinação dos resíduos sólidos. Caso não cumpram o prazo, os municípios poderão sofrer algum tipo de ação por parte do Ministério Público.
Audiências públicas serão realizadas para discutir o projeto
O Presidente da Câmara, Miltinho Colega, informou ainda que a empresa que implantará o aterro Sanitário em Linhares está fazendo estudos preliminares, para assim serem iniciadas as audiências públicas para discutir sobre a implantação desse projeto. O aterro deve ficar entre os distritos de Rio Quartel e Bebedouro.
Redação Portal Ouro Negro
Com informações do Século Diário – Nerter Samora