O verão é caracterizado por altas temperaturas, muita chuva e dias mais longos que as noites. Mas os meteorologistas do Incaper observam uma pequena mudança. “Os sistemas meteorológicos, como a Zona de Convergência do Atlântico Sul, por exemplo, não devem atuar tão diretamente sobre o Espírito Santo.
Estarão posicionados um pouco mais ao Sul. Por isso, a previsão é de que as chuvas prolongadas não sejam tão frequentes. Mas isso não significa que não vai haver temporal”, explica o meteorologista do Incaper Hugo Ramos. “Devem ser registradas chuvas de forte intensidade em curto período de tempo que ocorrem principalmente no período da tarde, geralmente acompanhadas de trovoadas e rajadas de ventos”, complementa Bruce Pontes, meteorologista do Incaper.
A tendência, ainda, é de que ocorram os chamados veranicos. “A estiagem associada a um sistema de alta pressão atmosférica dificulta a formação de nuvens, eleva as temperaturas e a sensação de abafamento”, diz a equipe de meteorologia do Incaper. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 28ºC na Região Serrana e 32ºC nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 18ºC na Região Serrana e 22ºC nas demais regiões.
Redação Portal Ouro Negro