No ano de 2021 teremos seis feriados prolongados e ao menos três pontos facultativos, isso a nível nacional
Um dos anos mais conturbados de toda a historia está finalmente se encerrando, junto ao fim de 2020 muitas empresas e pessoas começam a buscar as informações de feriados para o ano que vem. Tanto para que seja possível planejar o trabalho em 2021 como para planejar uma possível viagem e descanso merecido.
No ano de 2021 teremos seis feriados prolongados e ao menos três pontos facultativos, isso a nível nacional, vale lembrar que dependendo da sua região é preciso considerar as principais datas municipais e estaduais.
Confira os feriados nacionais e estaduais de 2021:
: : 1 de janeiro (sexta-feira): Confraternização Universal (Ano Novo)
: : 16 de fevereiro (terça-feira): Carnaval (vale lembrar que não é um feriado)
: : 2 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa (Paixão de Cristo)
: : 12 de abril (segunda-feira): Nossa Senhora da Penha (feriado estadual)
: : 21 de abril (quarta-feira): Tiradentes
: : 1 de maio (sábado): Dia do Trabalho
: : 3 de junho (quinta-feira): Corpus Christi
: : 7 de setembro (terça-feira): Independência do Brasil
: : 12 de outubro (terça-feira): Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil)
: : 2 de novembro (terça-feira): Finados
: : 15 de novembro (segunda-feira): Proclamação da República
: : 25 de dezembro (sábado): Natal
Vale lembrar que além destes, todos os municípios possuem feriados próprios. Em Linhares, por exemplo, o dia 22 de agosto é feriado municipal pelo aniversário da cidade. O mesmo ocorre em Vitória, no dia 08 de setembro.
Novos feriados e pontos facultativos
Além dos feriados e pontos facultativos já existentes, está em trâmite na Câmara dos Deputados dois Projetos de Lei que podem impactar o calendário de feriados. Sendo eles o Projeto de Lei 1.222/20 de autoria do deputado Alexandre Frota que pretende transformar a terça-feira de Carnaval em feriado nacional.
Como também segue em tramite o Projeto de Lei 5.129/20 de autoria do deputado Luiz Antonio Teixeira, que pretende tornar o dia 3 de julho de 2021 em ponto facultativo em todo o território nacional, além de transformar em feriado nacional os dias 5 e 6 de julho de 2021.
Segundo o deputado Luiz Antonio Teixeira a ideia do feriadão é para que possa ser estimulado setores ligados ao turismo, que sofreram uma enorme queda este ano devido à pandemia.