Associação Capixaba de Imprensa, ACIM, é criada
Atualmente, é de forma acelerada e dinâmica que as notícias e fatos se propagam e, infelizmente da mesma forma, pessoas usam as redes sociais e veículos com intenções obscuras propagando mentiras, as famosas fake news. Por isso, diversas empresas de veículos de imprensa no Espírito Santo, resolveram se organizar para atuar de forma dinâmica acompanhando a velocidade da tecnologia, mantendo o compromisso com a verdade e o jornalismo sério.
No último dia 02 de fevereiro, representantes dessas empresas estiveram reunidos em formato on-line, para trocar ideias e iniciar os trabalhos de constituição da Associação Capixaba de Imprensa – ACIM.
A partir do encontro, outras pessoas se juntaram ao projeto, o que resultou na união de mais de vinte empresas ligadas à veículos de comunicação.
Uma comissão provisória foi criada e já está conduzindo os trabalhos de formação da associação que unirá os veículos de imprensa com o objetivo de construir junto com as lideranças do ES, planos de trabalho que contribuam de forma positiva para a sociedade.
A comissão ficou constituída por quatro representantes dos quais Gutemberg Souza (Rede Ler) foi escolhido presidente. “Um dos grandes desafios da imprensa é buscar com precisão o direito à informação, divulgando assuntos, cujo enfoque particular, sejam significativos para a informação da opinião pública”, afirmou. Participam ainda da comissão provisória, Marcos Antonio Burgarelli (Página Extra Comunicação), João Vitor Rezende (Rede Estado) e Fabiano Peixoto (Capixaba News).
Nos próximos dias o site da ACIM entra no ar, e lá, será apresentada a relação de associados, veículos de comunicação, estatuto e todas as informações relativas à associação estarão disponíveis.
Como primeira atividade, a Comissão Provisória está fazendo o chamamento do maior número de veículos de comunicação capixaba para participar da iniciativa. A Associação está aberta para os veículos de comunicação que compartilham da mesma linha de pensamento para uma imprensa que visa construir e contribuir com a sociedade, utilizando da comunicação séria para isso.
Um encontro presencial deve ser marcado ainda no primeiro semestre deste ano, para melhor organização da ACIM, com debates e palestras para compartilhamento de conhecimento alinhamento de trabalho entre as empresas e formas de como trabalhar o jornalismo com os avanços da comunicação.
“A idéia é excelente. Organizados vamos trabalhar pela propagação de jornalismo de verdade e quem vai ganhar é a sociedade” disse Luscivani Lopes do Portal SBN, veículo que atua no norte do ES e Sul da Bahia.