Um turista baiano, identificado como Elifran Gomes do Sacramento, de 27 anos, morreu afogado na Praia de Guriri, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, no último domingo (5). O incidente ocorreu no Posto 11, onde, segundo moradores, não havia presença de guarda-vidas.
Elifran foi retirado do mar por banhistas e levado ao Hospital Roberto Silvares, em São Mateus. Apesar dos esforços para salvá-lo, ele não resistiu. A Polícia Científica foi acionada às 18h para recolher o corpo no hospital, encaminhando-o para a Seção Regional de Medicina Legal (SML) em Linhares, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.
O capitão Davi Pedrosa, do Corpo de Bombeiros de São Mateus, explicou que um processo seletivo para salva-vidas no município foi aberto, mas apenas 28 das 90 vagas disponíveis foram preenchidas. Ele destacou que o número fixo de guarda-vidas na região é de 30 e que as 60 vagas adicionais seriam para reforço.
“O guarda-vida precisa estar ali na areia, atento, orientando os banhistas, principalmente os turistas, né, que não conhecem a nossa região, as nossas praias. E o cenário muda constantemente de acordo com a maré, com o vento”, afirmou Pedrosa.