geral

Temporal causa alagamentos e deixa 30 pessoas fora de casa no Espírito Santo

08 jan 2025 - 08:30

Redação Em Dia ES

por Julieverson Figueredo

Share
Rio Bananal é o município mais afetado, com risco máximo de inundação; alagamentos, quedas de árvores e interdições atingem Grande Vitória e outras regiões
Rio Bananal registra o maior volume de chuva; regiões metropolitanas enfrentam transtornos graves. Foto: Reprodução

Um temporal atingiu o Espírito Santo entre a tarde de terça-feira (7) e a manhã desta quarta-feira (8), provocando alagamentos, quedas de árvores, interdições de vias e um alerta máximo para enchentes em Rio Bananal, na Região Norte do estado. Segundo o Boletim Extraordinário da Defesa Civil Estadual, divulgado às 6h, o município foi o mais afetado, registrando 125,4 mm de chuva nas últimas 24 horas. Vila Velha e Serra também tiveram volumes expressivos, com 92,49 mm e 67,77 mm, respectivamente.

Em Rio Bananal, o nível do rio que dá nome à cidade subiu, deixando moradores em alerta. Às 22h35 o prefeito de Rio Bananal, Bruno Pella, disse que o volume do Rio Bananal já estava muito alto e ainda tinha mais água para chegar as cabeceiras de Bananalzinho, Panorama e Côrrego Timirim.

“Você morador que está em área com possibilidade de inundação, fique em sinal de alerta, retire seus pertences e vá para um local seguro. O mais importante agora é preservar a vida das pessoas. Comerciantes também retirem pertences e protejam o patrimônio, antes que o rio atinja a cota de inundação”, disse.

A Defesa Civil informou que o rompimento de uma barragem na região contribuiu para o aumento do risco de enchentes. Equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para retirar famílias de áreas alagadas. Além disso, dois alertas de nível moderado foram emitidos para deslizamentos de terra e alagamentos no município. A Rodovia ES-245, principal acesso à cidade, está interditada devido ao transbordamento da água sobre a pista, conforme comunicado do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).

Na Grande Vitória, a tempestade que começou no início da noite de terça-feira (7) causou transtornos generalizados. O volume de chuva em Vitória foi de 50 mm em menos de duas horas, provocando alagamentos em vias como as avenidas Maruípe, Paulino Muller e Avenida Vitória. Bairros como Bento Ferreira e Monte Belo registraram carros boiando nas ruas. O Parque Moscoso e Santos Dumont também sofreram com inundações.

Em Vila Velha, a chuva forte, que acumulou 42,27 mm, alagou diversos bairros, com destaque para Nossa Senhora da Penha, onde moradores perderam bens materiais. A Defesa Civil registrou queda de árvores nos bairros Ibes, Aribiri, Jaburuna, Santa Inês e Centro, além de um poste derrubado em Ataíde. Em Soteco, houve destelhamentos e novas quedas de árvores.

A situação na Serra também foi preocupante, com pontos críticos como o bairro Civit I alagado. Em Cariacica, o bairro Campo Grande enfrentou congestionamentos severos devido às inundações. Em Viana, a entrada de Marcílio de Noronha e o km 300 da BR-101 registraram alagamentos que exigiram desvios de trânsito, conforme a Eco-101.

Apesar da intensidade da chuva diminuir ao longo da madrugada, o estado permanece em alerta para novas precipitações e possíveis desdobramentos. A Defesa Civil recomenda que os moradores das áreas de risco se mantenham atentos e sigam as orientações das autoridades locais.

Desalojados e desabrigados
Ao todo, 32 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas nas últimas 24 horas no Espírito Santo. Segundo a Defesa Civil Estadual, até as 6h desta quarta-feira (8), 21 pessoas estavam desalojadas e nove precisaram de abrigos.

O Boletim Extraordinário da Defesa Civil aponta ainda que além de ruas alagadas, a tempestade provocou queda de muros e árvores, transbordamento de rios, rompimento de barragem, destelhamentos de casas e de unidade de saúde.

Confira abaixo onde choveu mais de 30 milímetros:
Rio Bananal – 125,4 mm
Vila Velha – 92,49
Serra – 67,77
Cariacica- 56,89
Linhares – 54
Castelo – 51,6 mm
Nova Venécia – 50,16
Barra de São Francisco – 49,43
São Mateus – 48,4
Alfredo Chaves – 47
Alegre – 45,2
Pancas – 44,74
Vitória 42,92
Marilândia – 42,8
Anchieta – 41,4
João Neiva – 40,1
Água Doce do Norte – 38,2
Montanha – 38
Colatina – 37,45
Cachoeiro de Itapemirim – 36,72
Fundão – 35,62
Mantenópolis – 33,05
Aracruz – 33,04

0
0
Atualizado: 08/01/2025 09:19

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.