De 24 a 28 de junho, acontecerá no Pavilhão de Carapina, na Serra, o evento Sustentabilidade Brasil, que contará com a realização de debates e atividades voltadas para as mudanças climáticas. O encontro promete aquecer as discussões em preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), agendada para 2025 em Belém (PA).
São esperadas 30 mil pessoas na edição deste ano, o dobro de participantes da edição de 2023, ainda denominada como “Sustentabilidade Capixaba”.
Os locais do evento foram projetados para serem acessíveis a pessoas de todas as idades e habilidades, incluindo aquelas com mobilidade reduzida, deficiências visuais e auditivas. O encontro contará com três auditórios e uma arena com capacidade total para 600 pessoas, permitindo a realização de múltiplas atividades simultaneamente.
Além de mais de 100 palestrantes, a programação técnica do “Sustentabilidade Brasil” terá demonstrações de tecnologias sustentáveis e realização de trilhas de educação ambiental e oficinas diversas.
A área expositiva Vitrine Sustentabilidade também cresceu, com mais espaço para empresas, instituições governamentais e não-governamentais, pequenos negócios e startups mostrarem seus produtos, serviços, programas e projetos por um futuro mais justo socialmente, viável economicamente e ambientalmente correto.
Os temas centrais em debate durante o evento abordarão questões fundamentais, tais como:
– Agricultura de Baixo Carbono
– Conservação e Restauração Florestal
– Eficiência Energética
– Hidrogênio
– Segurança Hídrica
– Economia Circular
– Finanças Verdes
– Inclusão Social.
O “Pacto pela Sustentabilidade Capixaba”, resultado das discussões do encontro do ano anterior, continuará sendo uma referência nesta edição, estabelecendo estratégias e planos de cooperação interinstitucionais alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
O governador Renato Casagrande, presidente do Consórcio Interestadual sobre o Clima, o Consórcio Brasil Verde, a instituição realizadora do encontro, reconhece que o estado tem uma importante contribuição no esforço global para alcançar as metas do acordo de Paris e se firma definitivamente como um ator global da sustentabilidade.
“O Espírito Santo tem grandes projetos ambientais que são referência em todo o mundo, como o Reflorestar, e o nosso Plano de Descarbonização tem sido utilizado como modelo para os demais estados, principalmente agora que estamos na Presidência do Consórcio Brasil Verde, incentivando os demais signatários a terem seus planos estaduais. Ano passado fizemos o Sustentabilidade Capixaba que foi um evento de referência no Brasil e que agora ganhou proporção e vai servir como um grande evento Pré-COP 30, que será no Brasil”, destaca o governador.
“O movimento teve início em 2021, ainda na pandemia, em Guaçuí. No ano seguinte, foi em Linhares, e depois Vitória. A edição deste ano vai preparar o nosso país para que ele chegue maduro às discussões da COP-30. O Espírito Santo hoje é protagonista nas discussões das questões ambientais”, destaca o idealizador do Sustentabilidade Brasil, Elias Carvalho.
O secretário-executivo do Consórcio Brasil Verde, Fabrício Machado, ressalta o alto nível do debate no evento.
“O Espírito Santo sediará um dos eventos mais importantes do Brasil, com a presença dos estados. Aqui será debatida a crise climática que o mundo enfrenta e teremos a oportunidade de trazer a academia para o debate”, diz.
A correalização do Sustentabilidade Brasil é do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau e Sindiprom-ES.
A curadoria do evento será realizada pelo Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico – IBA, o mesmo responsável pela curadoria do evento de 2023. Entre os parceiros confirmados do encontro, estão: Prefeitura Municipal da Serra (PMS), Amunes, Confederação Nacional dos Municípios, Governo do Estado do Espírito Santo e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima/Governo Federal.