A Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) está lançando a campanha “Não é Não Todos os Dias, Em Todos os Lugares” no Carnaval 2025. Durante o período da folia, serão realizadas diversas ações para conscientizar e combater o assédio e a violência de gênero.
A campanha tem início nesta sexta-feira (21), no Desfile das Escolas de Samba, no Sambão do Povo, com dois pontos de apoio chamados Espaço Mulher Viva+: um no portão de entrada e outro nos camarotes. Equipes que vão atuar na segurança do Sambão também serão treinadas para atender o protocolo “Não é Não”, que estabelece medidas obrigatórias para garantir a segurança das mulheres nesses locais.
Na entrada do Sambão, um ônibus estará com equipes distribuindo panfletos e leques informativos com canais de denúncia e locais de atendimento. Outra equipe estará realizando um quiz sobre consentimento e enfrentamento à violência com distribuição de brindes temáticos.
Nos camarotes, um espaço decorado com o tema da campanha, também será espaço de apoio às mulheres. Equipes também estarão espalhadas ao longo da avenida e no entorno, realizando abordagens de conscientização e a distribuição dos panfletos e leques.
A secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, destaca a importância da campanha:
“Nós queremos que todas as mulheres possam se divertir sem medo todos os dias e em todos os lugares. O espaço público não pode ser marcado pelo assédio e pela impunidade. Por isso, estamos intensificando as ações durante o Carnaval e que serão mantidas permanentemente em shows e eventos para garantir que o respeito às mulheres seja a regra, e não a exceção”, afirmou.
Efetivamente nos quatro dias do Carnaval (1º a 04 de março), a conscientização continua no Carnaval de Rua de Vitória e no interior do Estado.
Saiba mais
O que é o Protocolo “Não é Não”?
O protocolo “Não é Não” foi criado pela Lei nº 14.786/2023 para combater a violência e o constrangimento de mulheres em casas noturnas, boates, shows e outros espaços de lazer que vendem bebidas alcoólicas. Ele estabelece medidas obrigatórias para garantir a segurança das mulheres nesses locais.
- Estabelece medidas de segurança em locais que vendem bebidas alcoólicas;
- Prioriza o atendimento à vítima;
- Garante o respeito às decisões da vítima;
- Assegura pronto-atendimento da vítima por funcionários do estabelecimento;
- Protege a vítima do agressor;
- Prevê procedimentos a serem adotados pelo estabelecimento após a denúncia.
Onde vai ter ação da campanha?
As equipes dos Centros e Núcleos Margaridas atuarão nas suas cidades e microrregiões, ampliando o alcance da campanha em todo o Estado. Em Vitória, onde acontecem as maiores festas, equipes especializadas vão atuar nos desfiles das Escolas de Samba do Sambão do Povo (21 a 23 de fevereiro) e no Carnaval de Rua de Vitória (1º a 04 de março).
O que vai rolar?
- Distribuição de panfletos e leques informativos com canais de denúncia e locais de atendimento;
- Equipes de mobilização em pontos estratégicos para orientar as mulheres e distribuir materiais;
- Jogos educativos sobre consentimento e enfrentamento da violência, com brindes temáticos para quem acertar o quiz;
- Espaço Mulher Viva+ nos camarotes e no ônibus na entrada do Sambão do Povo, oferecendo acolhimento e suporte;
- Treinamento para trabalhadores do Carnaval sobre como agir em casos de assédio e violência.