Inesquecível! Neste domingo (17), a Seleção Brasileira Sub-17 escreveu mais um capítulo especial na história da Copa do Mundo da categoria. No Estádio Bezerrão, no Gama (DF), a Canarinho saiu atrás no placar diante do México, mas virou com Kaio Jorge e Lázaro, e a vitória por 2 a 1 garantiu o quarto título da competição ao Brasil. O gol do título foi marcado por Lázaro, aos 47 minutos do segundo tempo.
Com a conquista, os brasileiros chegam ao quarto título no torneio, no qual já havia conquistado o título em 1997, 1999 e 2003. Os mexicanos foram campeões em 2005 e 2011. A Nigéria, maior campeã da competição, tem cinco edições do Mundial.
A Seleção Brasileira Sub-17 nem disputaria o Mundial da categoria, já que foi eliminada de forma prematura no Sul-Americano. Mas o Peru perdeu o direito de sediar o torneio, o Brasil foi escolhido e, neste domingo (17), a Seleção conquistou a Copa do Mundo da categoria pela quarta vez. Com um herói predestinado e de virada.
O último ato de uma campanha com 100% de aproveitamento veio com a vitória, de virada, sobre o México, algoz na decisão de 2005, por 2 x 1 no Bezerrão. Lázaro foi, mais uma vez, decisivo.
O título representa o fim do jejum de conquistas no Sub-17 que vinha desde 2003, quando o Brasil superou a Espanha de Fàbregas. Os outros títulos foram em 1997 e 1999.
O último Mundial vencido pelo Brasil (com Seleções de base ou a adulta) havia sido o Sub-20 de 2011 com a geração de Oscar, Coutinho e Dudu.
Primeiro tempo sem gols
O México teve mais posse de bola no início, mas coube ao Brasil ser mais eficaz com a bola nos pés.
Gabriel Verón mandou por cima do gol, aos 13. Pouco depois, Peglow recebeu de Kaio Jorge e acertou a trave. Faltava caprichar.
A seleção mexicana não deixou o Brasil se impor. Efrain Álvarez, por exemplo, teve boa chance aos 24, assustando Donelli.
O Brasil terminou o primeiro tempo com mais chances criadas – foram quatro finalizações no gol rival, contra apenas uma.
Segundo tempo de definição
A etapa final começou mais aberta, mas o Brasil mostrava mais repertório para chegar ao ataque.
México abre o plcar
Só que a estratégia mexicana surtiu efeito aos 20 minutos. Boa investida pela esquerda, cruzamento de Pizzuto e cabeçada indefensável de González.
Sufoco, pênalti… E o empate
O Brasil passou perto do empate aos 35 minutos, sufocando o México. Primeiro, após bela troca de passes, Lázaro chutou em cima da defesa. Depois, Daniel Cabral arriscou da intermediária e mandou mais uma no travessão. Na sequência, Gabriel Veron cabeceou por cima.
Só que a arbitragem consultou o VAR e encontrou um carrinho de Alejandro Gomez sobre Gabriel Veron no início da jogada. Na cobrança, aos 38, Kaio Jorge bateu no canto direito do goleiro García e empatou. Ufa!
Nos acréscimos, o título!
O Brasil era pura pressão. E o merecido gol veio aos 47. E tinha que ser dele, Lázaro. Jogada de Yan e finalização de primeira do camisa 20. Um golaço no Bezerrão.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 2 X 1 MÉXICO
Data: 17 de novembro de 2019 (domingo)
Hora: 19h (horário de Brasília)
Local: Estádio Bezerrão, no Gama (DF)
Árbitro: Andris Treimanis (LET)
Assistentes: Haralds Gudermanis (LET) e Aleksejs Spasjonnikovs (LET)
Gols: Bryan González, aos 20 min do 2º T (MEX); Kaio Jorge, aos 38 min do 2º T (BRA); Lázaro, aos 47 min do 2º T (BRA)
Cartões amarelos: Daniel Cabral (BRA); Ali Ávila (MEX); Alejandro Gomez (MEX)
BRASIL: Matheus Donelli; Yan Couto (Garcia), Henri, Luan Patrick e Patryck; Daniel Cabral e Diego Rosa; Gabriel Veron, Pedro Lucas (Matheus Araújo) e João Peglow (Lázaro); Kaio Jorge
Técnico: Guilherme Dalla Dea
MÉXICO: Eduardo García; Emilio Lara, Victor Guzmán, Alejandro Gomez e Rafael Martínez; Eugenio Pizzuto, Efrain Alvarez (Ali Avila), Josue Martinez e Bryan González; Santiago Muñoz (Joel Gomez) e Israel Luna (Bruce El-Mesmari)
Técnico: Marco Ruíz.
Redação Em Dia
{jathumbnail off}
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal.
Siga-nos no Facebook, Twitter e YouTube.
Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso site de notícias Linhares Em Dia.
Nos LINKS abaixo, fique EM DIA com as notícias de outras editorias