Com a participação das gestoras da educação do Estado de São Paulo, Valéria Souza e Cecília Travain, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) realizou, nesta segunda-feira (22), o Seminário Interno “Educação Integral: escola de ensino médio em tempo integral”. A ação faz parte do programa estruturante do Governo do Estado, de Expansão e Melhoria do Ensino Médio.
Durante o evento, foi apresentada e discutida a experiência paulista de educação integral, de forma a subsidiar as estratégias que serão adotadas pelo Governo do Espírito Santo na implementação da educação em tempo integral no ensino médio.
Valéria Souza, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, falou sobre a experiência na implantação do Programa de ensino médio em tempo integral naquele Estado.
Ela explicou os cinco pilares do Programa Educação – Compromisso de São Paulo: valorizar e investir no desenvolvimento do capital humano da Secretaria; aprimorar as ações e a gestão pedagógica da rede com foco na aprendizagem dos alunos; lançar as bases de um novo modelo de escola e um regime na carreira do magistério mais atrativo; viabilizar mecanismos organizacionais para operacionalizar o Programa; mobilizar e engajar a rede, os alunos e a sociedade em torno do processo de ensino-aprendizagem.
Durante o Seminário, o secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves, ressaltou a importância da implantação do sistema integral para a educação no Espírito Santo. “Esse é passo importantíssimo e vamos avançar na educação, são muitas as questões a serem analisadas para a implantação do programa. É um assunto que vai mobilizar todas as áreas de ensino”, frisou Klinger.
A subsecretária de Educação, Adriana Sperandio, fez a abertura do evento e reforçou a nova proposta da educação integral. “Esse seminário é de extrema importância, pois é a partir desses encontros que vamos pensar nas ações e projetos para redesenhar as organizações de trabalho nas escolas. E essa nova proposta requer uma discussão e um apoio profundo da Secretaria”, reforçou Adriana.
Redação Portal Ouro Negro